postado em 30/08/2008 09:43
Este domingo é dia de prova para mais de 63 mil estudantes das escolas públicas e particulares do Distrito Federal. A partir das 13h, em 99 locais, eles deverão responder a 63 questões de múltiplas escolha e escrever uma redação sobre temas da atualidade no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em todo paÃs, mais de 4 milhões de jovens se inscreveram para o teste que pode significar para alunos da rede pública o acesso a uma bolsa de ensino superior. O desempenho no Enem também é utilizado como bônus de pontuação por mais de 500 faculdades e centros universitários do paÃs.
Quem for fazer a prova deve chegar uma hora antes do horário marcado. Os portões abrirão às 12h e fecharão às 12h55min, depois disso ninguém entra. As notas dos estudantes da capital federal têm melhorado nos últimos anos. Em 2007, o DF ficou em terceiro lugar no ranking nacional com 55,48 pontos.
Os alunos das escolas públicas do DF tiveram média de 52,13 pontos - a nacional foi 48,5. Entre as particulares, a pontuação local foi de 66,39 e a nacional de 63,33. A meta da Secretaria de Educação para este ano é o primeiro lugar. "Não trabalhamos apenas com este foco, mas, com o trabalho que estamos fazendo, podemos ocupar o topo do ranking", disse a subsecretária de Educação Básica do DF, Penha Júlia de Souza.
Conhecimento
O Enem é um teste voluntário dirigido a alunos do 3º ano do ensino médio ou para quem já concluiu a educação básica. Para o Ministério da Educação (MEC), o exame é um teste de conhecimento para os alunos. Mas a maioria dos inscritos na prova está em busca de uma vaga em cursos superiores. A meta de 72,23% dos participantes do Enem em 2007 era a de ingressar em uma faculdade.
O nutricionista Rodrigo Valim ensina como a alimentação pode ajudar os estudantes que vão fazer a prova do Enem neste domingo. Confira: