postado em 04/09/2008 22:15
O Fórum Permanente de Apoio e Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência do DF e Entorno (Faped) começou nesta quinta-feira (4/09) pelo Hospital de Santa Maria uma série de blitzes pelos centros públicos que auxiliam os portadores de necessidades especiais. As avaliações às instituições renderão um relatório à secretaria de Saúde com todos os pontos positivos e negativos encontrados nas instituições.
;Observamos que o hospital de Santa Maria tem uma boa acessibilidade, contudo a adaptação dos banheiros foi feita de uma forma totalmente errada. Mas, esse não é o principal problema. Nós vimos que lá só tem um ortopedista e a fila é quilométrica para ser atendido por ele;, disse Michel Platini, diretor da Faped. ;Eles sequer tem um psiquiatra para atender à população que necessitam deste especialista;, acrescentou.
Segundo os organizadores das fiscalizações, esta campanha culminará com uma manifestação no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, no dia 22 de setembro, no estacionamento do Hospital de Base de Brasília. ;Vamos continuar com as visitas aos hospitais, mas precisamos de um comprometimento do governo para ver as mudanças. Pensamos em instituir um plano distrital de saúde para a pessoa com deficiência, que na verdade é uma estratégica para melhorar a qualidade de vida destes cidadãos;, explicou Michel. ;Mas, se não formos atendidos, haverá protesto. Precisamos de um comprometimento com toda a sociedade;, concluiu.
A campanha continua por mais duas semanas. Confira o calendário:
Dia 08/09/08, às 9h - Hospital São Vincent de Paula (antigo HPAP)
Dia 09/09/08, às 10h - Hospital do Gama
Dia 10/09/08, às 15h - Hospital Regional de Taguatinga
Dia 15/09/08, às 9h - Hospital de Apoio
Dia 16/09/08, às 10h - Hospital de Brazlândia
Dia 17/09/08, às 15h - Hospital de Planaltina
Dia 18/09/08, às 15h - Hospital de Ceilândia