postado em 06/09/2008 12:41
O som das aeronaves velozes que rasgaram os céus de Brasília na manhã desta sexta-feora (05/09) deram um gostinho aos brasilienses do que os militares prepararam para o desfile de amanhã. Está tudo quase pronto. Exército e Força Aérea Brasileira terminaram os preparativos na quinta e sexta-feira, respectivamente. A Marinha deve realizar um último treinamento no Setor Militar Urbano hoje pela manhã, a partir das 9h30, antes de mostrar com todas as cores e coreografias o que prepararam para o desfile da independência deste ano, que tem como tema os Valores do Brasil.
Espera-se um público de 50 mil pessoas para assistir à passagem dos militares pela avenida. A comemoração, que tem previsão de durar uma hora e 56 minutos, foi organizada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República junto do Ministério da Defesa e das secretarias de Educação e Cultura do Governo do Distrito Federal. O evento custou R$ 1,6 milhões de recursos federais. A Esplanada dos Ministérios está pronta para o desfile. Arquibancadas cobertas com capacidade para 20 mil pessoas encontram-se nas margens da via N1 (lado norte). Banheiros químicos, postos de saúde e telões também foram instalados por toda avenida.
A festa começará às 8h50, com o salto dos pára-quedistas. Logo em seguida, aviões T-27 Tucanos cruzarem a Esplanada e soltarem fumaças verde e amarela ao som do Hino nacional. Aproximadamente 2 mil militares e 2 mil civis desfilarão amanhã. Uma das primeiras atrações a entrar na avenida serão os ex-combatentes que participaram da 2; Guerra Mundial. Eles também participam do XX Encontro dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira, que termina no dia 10. Conhecidos como Febianos, eles vieram de diversos estados brasileiros e da Itália para participar do evento.
O desfile ganhará cores na passagem de vários grupos de estudantes do DF. A Marinha preparou um destacamento com 60 alunos da rede pública que irão marchar fantasiados pela avenida. Com o tema Amazônia azul, os meninos e meninas chamarão atenção do público para a importância que representam os mares dentro do contexto de território nacional. ;Tratam-se de 4,5 milhões quilômetros quadrados, que correspondem a mais da metade do espaço territorial terrestre do país;, detalhou a capitão-tenente Andrea Delduque, que tem cuidado da organização do desfile das crianças. ;Mais de 95% do comércio exterior brasileiro é realizado por vias marítimas assim como mais de 80% da produção de petróleo nacional é extraída do fundo do mar;, emendou.
A Marinha ainda preparou diversas atrações para o público. Como a performance da banda marcial dos fuzileiros navais, que além de tocar músicas farão coreografias na avenida. Os participantes da banda se movimentarão de modo a formarem imagens, como uma âncora, símbolo da corporação. ;Procuramos sempre a excelência no desfile. Principalmente para que os civis vejam um pouco dos nossos recursos e profissionalismo;, afirmou o comandante do grupamento de fuzileiros navais de Brasília, capitão-de-mar-e-guerra Renê Rosa de Jesus.
Menina dos olhos
Um dos momentos mais esperados do desfile é a passagem dos blindados, como tanques e carros de transporte. A Marinha satisfará o público com vários veículos de grande porte. Como o Carro Lagarto Anfíbio, ou Clanf, como é mais conhecido entre os fuzileiros navais. ;É a menina dos olhos da Marinha. O único veículo no mundo que opera tanto no mar quanto em terra;, contou o tenente (FN) Frederico Sena. O Clanf é usado para fazer o desembarque de tropas em praias. Lançado de navios, o carro tem poder para navegar nas águas agitadas do mar em situações de batalhas e de superar ondas de até três metros de altura. Além dele, a Marinha colocará na avenida tanques e carros de combate, mas também contará com desfile aéreo com um avião e quatro helicópteros.
O Exército brasileiro apresentará outros blindados para o público, como o tanque Cascavel e o blindado anfíbio Urutu. Uma das atrações mais famosas que a força apresentará será a pirâmide humana, na qual 36 militares atravessarão a avenida montados em uma motocicleta. No entanto, o espetáculo mais esperado pelo público não passará pelo asfalto. Mas terá que ser observado nos céus da Esplanada. Não se trata da passagem dos velozes caças de guerra ou da simulação de abastecimento em pleno ar. Mas da apresentação da Esquadrilha da Fumaça, que dispensa apresentações. Os audazes pilotos dos T-27 Tucanos prometem um show de 15 minutos para fechar o evento. Manobras de tirar o fôlego e capazes de provocar arrepios deixarão imagens marcantes na memória dos brasilienses. O melhor é aproveitar, pois outra apresentação dessas só deve ocorrer no desfile do ano que vem.