postado em 08/09/2008 08:35
O 200 anos de fundação do Correio Braziliense foram mais uma vez lembrados na capital federal. Na última sexta-feira (05/09), durante a abertura do VI Encontro Nacional da Maçonaria Adonhiramita, realizado no Templo Nobre do Grande Oriente do Brasil, na 913 Norte, o diretor-presidente do jornal, Álvaro Teixeira da Costa, recebeu a homenagem. O encontro, promovido pelo Grande Oriente do Distrito Federal, incluiu também um tributo a Hipólito José da Costa, fundador do Correio ; o primeiro jornal brasileiro, editado em Londres, em 1º de junho de 1808.
De acordo com o delegado litúrgico do rito Adonhiramita, Walderico de Fontes Leal, além de patrono da imprensa, Hipólito José da Costa foi maçom. ;Inclusive existe uma loja em Brasília que leva o mesmo nome dele;, lembrou. Os motivos que levaram a instituição a homenagear o jornal e seu diretor-presidente foram os relevantes serviços prestados à comunidade.
;O Correio Braziliense foi pioneiro em Brasília e hoje é um veículo de projeção nacional. E o doutor Álvaro Teixeira da Costa é o homem que está à frente de todo esse trabalho reconhecidamente importante para a cidade;, completou Walderico Leal. A homenagem foi realizada em uma cerimônia chamada rito branco ; porque tem a participação de não maçons. Florisvaldo Campos Xavier foi o patriarca regente do rito.
Colégio Militar
Há 15 dias, o jornal recebeu outra homenagem em reconhecimento à sua contribuição social. Como parte das comemorações do 30º aniversário do Colégio Militar de Brasília, o Instituto dos Docentes do Magistério Militar concedeu o Diploma de Mérito General Aryone Brasil a professores, militares, servidores, civis e a empresas, entre elas o Correio. No diploma, entregue em 25 de agosto, o instituto reverencia o jornal pela divulgação da cultura e da educação.
Na celebração de seu bicentenário, em 1º de junho passado, o Correio Braziliense realizou conferência sobre a qualidade da cobertura jornalística no país. O tema escolhido foi Correio Braziliense: 200 anos ; A importância da imprensa e seu impacto na sociedade atual. O encontro reuniu jornalistas de diversos veículos e deu continuidade ao ciclo A imprensa discute a imprensa. A comemoração foi encerrada com um grande show ; Tributo a Pavarotti ; na Torre de TV, com a presença de 3,5 mil pessoas.