postado em 10/09/2008 16:33
O Festival Brasília de Cultura Popular chega à sua quarta edição homenageando o dia do cerrado (11 de setembro) e os elementos e figuras de um festejo tipicamente candango. O evento começa nesta quinta-feira (11/09) e vai até domingo (14/09). As principais atrações da festa são os músicos, escritores, artesãos e diversas expressões artísticas do grupo Seu Estrelo e o Fuá de Terreiro.
Entre os principais mitos adotados pelo folclore candango estão o Calango Voador, a flor Caliandra, o Elefante da Tromba D'Água, do Gavião e do Guará. Esses elementos do Cerrado encontram-se por quatro dias com manifestações populares das mais diversas, vindas de Minas, Pernambuco, Maranhão, Bahia e até mesmo da Colômbia.
O Festival estréia em grande estilo no Teatro Plínio Marcos com homenagens a duas pessoas que influenciaram na criação do movimento folclórico candango: dona Elizante, dançante de Cacuriá, e Mestre Salustiano.
Este ano, o Festival Brasília de Cultura Popular acontece em duas tendas no gramado da Funarte. Na primeira, apresentação dos espetáculos e grupos, contando com a Vôo do Calango Volador em 12 de setembro. Na outra tenda, a exposição Mostra Brasis, que propõe a para troca de artesanatos, instrumentos e idéias.
Toda a programação do festival é aberta ao público de todas as idades. Confira a programação pelo site www.seuestrelo.art.br