postado em 12/09/2008 15:20
A Delegacia da Criança e Adolescente (DCA I) apreendeu na noite desta quinta-feira (11/09) o jovem de 16 anos acusado de matar duas pessoas, há oito dias, próximo ao Centro de Ensino Fundamental nº 3 de Planaltina. Os policiais foram até a casa do adolescente por volta das 19h com um mandado de busca e apreensão expedido pela Vara da Infância e Juventude (VIJ). Após prestar depoimento e confirmar o crime, o jovem foi levado ao Centro de Atendimento Juvenil Especializado (Caje), onde deverá permanecer por 45 dias. Entretanto, ele poderá responder em liberdade caso o juiz decida aplicar uma medida socioeducativa.
O jovem disse que foi forçado pelos colegas de gangue a executar um desafeto da região. O motivo seria uma ex-namorada que havia rompido o relacionamento nas últimas semanas. O local escolhido acabou sendo a porta da escola. Os disparos, no entanto, mataram o servente de pedreiro Antônio Alves de Melo, 26 anos, e o soldado do Exército Marcos dos Santos Ribeiro, 20 anos, que nada tinham a ver com a desanevça.
Durante o depoimento, o jovem argumentou que precisou matar para se defender. Segundo o delegado-adjunto da DCAI, Yuri Fernandes, o adolescente não demonstrou arrependimentos. Ele ainda teria argumentado que tinha medo de morrer. A polícia identificou outro jovem envolvido no crime. De acordo com as apurações, Bismark Vasco dos passos, 19 anos, teria emprestado a arma do crime. A Polícia Civil já investiga as suspeitas, mas ainda não dispõe de provas para incriminar o adolescente.