postado em 13/09/2008 13:34
Quem passou na manhã deste sábado (13/09) pela Praça do Cruzeiro, no Eixo Monumental, teve a impressão de ver um pedacinho do Rio Grande do Sul no Distrito Federal. Montados em cavalos e usando bombachas, botas e chapéus - componentes da pilcha, vestimenta típica do sul do país - aproximadamente 50 membros da Federação Tradicionalista Gaúcha do Planalto Central faziam um passeio comemorativo da semana de aniversário de 173 anos da Revolução Farroupilha, movimento separatista deflagrado pelos gaúchos no dia 20 de setembro de 1835. O cavalgada ocorre no DF há aproximadamente 15 anos e, simultaneamente, nos estados de Goiás, Minas Gerais, Tocantins e Bahia, onde também há membros da Federação Tradicionalista Gaúcha. Em Brasília, os cavaleiros partiram do Quartel General do Exército, passaram pela Praça do Cruzeiro e se dirigiram à Esplanada dos Ministérios. De lá, foram até a Ponte JK, e, por fim, terminaram o passeio com festejos no Centro de Tradições Gaúchas Jayme Caetano Braun (referência ao poeta e radialista famoso na região sul), que fica próximo à ponte.
Para o militar da reserva João Francisco Etroceli, 57 anos, presidente da Federação Gaúcha no DF, a cavalgada anual é importante para unir os gaúchos que estão distantes de seu local de origem e para divulgar as tradições do Rio Grande do Sul. ;A Revolução Farroupilha é uma honra e um orgulho, a data magna do gaúcho. Nosso econtro representa a valorização e a divulgação das nossas origens, da nossa cultura;, afirma Etroceli. Segundo ele, existem aproximadamente 150 mil moradores, dentre os 2,3 milhões do Distrito Federal, originários do Rio Grande do Sul.
Ao longo de toda essa semana, as comemorações pelo aniversário da Revolução Farroupilha continuam no Distrito Federal. Confira a programação .