postado em 15/09/2008 20:37
No momento, 16 focos de incêndio estão sendo combatidos pelos oficiais do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal. Entre esses, o mais longo incêndio do ano, que já dura três dias, na fazenda Recreio, em São Sebastião. O incêndio que havia sido controlado pelos Bombeiros no início da tarde desta segunda-feira (15/09) ganhou forças e voltou a consumir a vegetação.
Para combater as chamas foi usado inclusive um avião do Corpo de Bombeiros, além de seis viaturas de combate à incêndios florestais. O foco na fazenda Recreio, que fica próximo à colônia agrícola Nova Betânia, em São Sebastião começou no sábado (19/09) e ainda não foi controlado definitivamente. A operação foi parcialmente suspensa durante a noite, mas será retomada na terça pela manhã.
Até agora, mais de 20 mil metros quadrados, o que equivale a 2 mil campos de futebol, já foram destruídos. Segundo informações do Centro Integrado de Atendimento e Despacho (Ciade) do Corpo de Bombeiros, as chamas não ameaçam as casas dos moradores da região. ;Contudo, os oficiais procuram manter essas áreas protegidas. Se for o caso de uma aproximação maior do fogo, deslocaremos os carros de socorro urbano para o local. Eles conseguem carregar sete mil litros de água e podem dar uma segurança extra aos moradores;, afirma o sargento do Corpo de Bombeiros, Xavier Fernandes.
Segundo o Ciade, entre as outras 15 ocorrências, as principais são: no parque ecológico (próximo do Guará), ao lado da rodoviária de Brazlândia, em Arniqueira, na área de chácaras em Taguatinga, às margens da BR-020, no Setor de Mansões do Lago Norte, trecho 8, próximo à Vila Telebrasília, em Sobradinho 2 e no Alto Plano Leste.