postado em 16/09/2008 08:23
Os 160 mil motoristas que passam todos os dias pela Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia) devem se preparar para enfrentar mais duas semanas de trânsito tumultuado por causa das obras de ampliação da pista. Ainda nesta semana, entre esta terça e quarta-feira, o trecho entre o Viaduto Ayrton Senna e o ParkShopping começará a receber a segunda, e última, camada de asfalto. Para isso, a via terá de ser novamente interditada de modo parcial. O governo garante que duas faixas ficarão liberadas para os veículos, mas reconhece que é impossível impedir os congestionamentos, principalmente nos horários de pico.
A meta do secretário de Transportes, Alberto Fraga, é fazer com que as empreiteiras entreguem, pelo menos, o recapeamento nos dois sentidos da Epia até 30 de setembro, prazo inicialmente estabelecido para o término das obras. Fraga, no entanto, confirma que haverá atraso no cronograma. Durante a semana passada, a obra parou porque faltou asfalto. ;Não vai dar para entregar a obra, com o meio-fio feito e as faixas pintadas, em 30 de setembro. Pedimos para as construtoras se esforçarem, criarem turnos de trabalho especial para concluir o serviço o mais rapidamente possível;, afirmou o secretário, que prevê um atraso de sete a 10 dias.
Hoje, Fraga se reúne com os responsáveis das construtoras para definir o cronograma da segunda fase da ampliação, entre a Rodoferroviária e o Viaduto do Torto. Os homens já começaram a trabalhar no trecho que vai do Carrefour Norte até a Rodoferroviária (sentido Norte;Sul). Nesse ponto, uma faixa da via está interditada porque as máquinas estão construindo a terceira faixa no espaço antes destinado ao canteiro central, o que causa um pequeno congestionamento. ;As chuvas estão prestes a começar e não queremos cometer o mesmo erro que na primeira etapa. Não dá para fazer pavimentação com chuva;, explicou o secretário. No início do ano, as obras pararam por conta dos temporais.
Sem sinalização
Será colocada uma camada de 6cm de capa asfáltica no trecho entre o Viaduto Ayrton Senna e o ParkShopping. Só depois disso, começará a fase de pintura da sinalização horizontal na via. Atualmente, apesar das boas condições do asfalto, trafegar no local é perigoso porque os motoristas fazem ziguezague na pista, e é comum ver carros invadirem a faixa de outros veículos. Toda a expansão da Epia em obras (15km) também vai ganhar a segunda capa de asfalto. Mas, entre o Cruzeiro Velho e o Viaduto Ayrton Senna, a terceira faixa ainda é recapeada pela primeira vez. Uma das faixas está interditada e os motoristas enfrentam lentidão no local.
O especialista em engenharia de tráfego Paulo César Marques, professor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Brasília (UnB), afirma que os engarrafamentos em uma obra do porte da ampliação da Epia são inevitáveis. ;A única forma seria a interdição completa da via. Assim, tudo seria feito de uma vez. Mas isso causaria problemas em outras vias;, ressaltou. Segundo ele, os motoristas devem evitar passar pela estrada, especialmente nos horários de pico. As alternativas são a Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB), a Avenida das Nações, o Eixo Rodoviário e a Estrada Parque Taguatinga (EPTG). Odimilson Queiroz, 60 anos, sempre tenta fugir da Epia. Ele mora na 310 Norte e tem uma chácara no Park Way, mas pega o Eixão para escapar das obras. ;Acho que faltou planejamento, está demorando demais;, reclamou.