Cidades

Entidades comemoram Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

;

postado em 19/09/2008 11:38
As pessoas que passarem próximo a Administração do Parque da Cidade, neste domingo (21/09), vão encontrar o lugar diferente. Isso porque durante todo o dia - das 9h às 17h, diversas entidades em defesa da pessoa com deficiência vão oferecer esclarecimentos e orientações à população sobre Autismo e Síndrome de Down, além de apresentações desportivas. O dia de atividades será para comemorar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. O evento é uma parceria das entidades do DF com diversos órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF).

Segundo o diretor do Movimento Orgulho Autista Brasil, Eduardo Lins, a cada 500 partos nasce um autista. ;Alguns passam despercebidos, mas é fácil detectar se observarmos algumas características. Vamos distribuir panfletos, dar orientações e encaminhar algumas pessoas a entidade;, conta Lins. Todo mês o grupo reúne pais e psicólogos nas cidades do DF para trocar experiências. Em setembro, o encontro será na Escola Classe da 405 Norte.

A Associação da Pessoa com Deficiência do Riacho Fundo (APDERF) também participa do evento. Uma tenda será instalada no parque para divulgar os artesanatos confeccionados pelos membros da entidade. A associação trabalha com a inserção social dos deficientes. Nesta segunda-feira (22/09), um ato em frente ao Hospital de Base do DF (HBDF) irá marcar a insatisfação das pessoas deficientes com os atendimentos nos hospitais públicos do DF. ;Visitamos hospitais de Ceilândia, Gama e Taguatinga. A maior problemática é o atendimento prioritário que não está sendo respeitado;, afirma o presidente da associação, Aloísio Alves de Lima.

Durante o evento, também será oferecido serviços de atendimento imediato ao cidadão. A população poderá retirar carteira de identidade, de trabalho e do Detran em um posto do Na Hora, que será montado no local. Além de atendimento de orientação ao consumidor (Procon-DF), orientação jurídica de ações na área da família (Defensoria Pública), entre outros serviços.

;O público também poderá conferir jogos de basquetebol com cadeirantes. O objetivo é acabar com o mito de que as essas pessoas com alguma deficiência não conseguem trabalhar ou fazer uma série de atividades esportivas, estas pessoas vão mostrar que pelo contrário, eles conseguem sim;, afirma o coordenador da Coordenadoria para inclusão da pessoa com deficiência da Secretaria de Justiça e Cidadania (Coorde) Fernando Cotta.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação