postado em 21/09/2008 18:40
Mais de três meses após a sanção da lei seca, em 20 de junho, 847 condutores já foram autuados por embriaguez. A média é de seis por dia e 181 por mês. A fiscalização continua rígida e, só neste fim de semana, o Departamento de Trânsito do DF (Detran) autuou 13 condutores por embriaguez no Plano Piloto, Lago Sul, Gama, Núcleo Bandeirante e Taguatinga.
A chuva dificultou as operações do órgão, que no fim de semana passado, multou 32 motoristas por dirigir depois de beber. Do início do ano até sexta-feira (19/09), foram lavradas 1.630 multas desse tipo. "As pessoas acham que as blitzes diminuíram, mas isso não é verdade", ressalta o chefe de Fiscalização do Detran, Silvaim Fonseca.
Ontem, o Detran fez uma operação no Sudoeste para flagrar motoristas que poderiam ter bebido à tarde. A barreira ficou montada por cerca de uma hora, 60 veículos foram parados e cinco acabaram levados para o depósito. Mas ninguém foi reprovado bafômetro. Os carros apreendidos apresentavam irregularidades como falta de documentos e de equipamentos obrigatórios.
Um dos motoristas confessou não ser habilitado. Outro dirigia um Kadet ano 1996 que acumulava mais de R$ 8 mil em 65 multas. O veículo foi guinchado para o depósito do Detran e o dono terá que pagar todas as multas, além das diárias do depósito, para voltar a circular com ele.