postado em 22/09/2008 18:50
A Comissão Organizadora da Consulta (COC), que promove as eleições para reitor da UnB, fará um debate entre os candidatos Márcio Pimentel e José Geraldo de Sousa Júnior no auditório Dois Candangos, na Faculdade de Educação, às 18h30 desta terça-feira (23/09).
O debate de Márcio Pimentel, representante da chapa 73 ; Compromisso com a UnB, e José Geraldo de Sousa Júnior, da 76 ; UnB no século XXI, será transmitido pela UnB TV. ;Também estamos tentando que seja transmitido pela Rádio Nacional;, disse o presidente do Coc.
Na quarta (24/09) e na quinta (25/09), os eleitores poderão se dirigir para as mesmas zonas e votar, evitando a confusão que os votantes de Sociologia e Antropologia passaram ao não encontrar seus nomes na zona indicada durante o primeiro turno. As urnas ficam abertas de 8h às 18h nas zonas de cursos diurnos e até 22h30 nos noturnos.
Segundo o chefe do COC, David Fleischer, a mobilização dos eleitores neste turno será maior devido ao apoio das chapas que perderam aos candidatos que participam da disputa. "A votação será intensa nos dois dias. Estaremos recebendo a comunidade acadêmica entre 8h e 22h30. Esperamos que todos ajudem a desempatar este resultado", afirmou o organizador.
O resultado, segundo David, deve sair ainda na madrugada de sexta-feira (26/09). ;Apuraremos todas as cédulas e os votos, fazendo o cálculo da paridade, para que o resultado definitivo saia o quanto antes;, informou o coordenador.
Confira as propostas dos candidatos à reitor que concorrem no segundo turno:
Chapa 76 - UnB Século XXI
Reitor: José Geraldo de Sousa Júnior, da Faculdade de Direito (FD) da UnB desde 1985. É graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal (AEUDF). Fez mestrado em Direito, na área de Teoria do Direito, pela UnB e, posteriormente, doutorado em Direito, Estado e Constituição pela mesma instituição.
Vice-reitor: João Batista de Sousa, da Faculdade de Medicina (FM) da UnB.
Propostas:
1. Gestão compartilhada, com mecanismos como orçamento participativo, fortalecimento dos colegiados e criação de um portal da transparência.
2. Excelência na produção dos saberes acadêmicos, investindo em uma nova forma de desenvolver o conhecimento, com interdisciplinaridade e integração entre as unidades de produção do saber.
3. Responsabilidade social, com contribuições para o desenvolvimento econômico, social, político e cultural do DF e do Brasil, a partir de relações de parceria e integração com a sociedade civil e o setor produtivo.
4. Compromisso ecológico, com a implementação da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) nos campi e a observância de requisitos de sustentabilidade ambiental.
5. Atuar com respeito aos direitos humanos, por meio do resgate da dignidade nas relações entre os segmentos da UnB e do investimento na qualidade de vida e nas condições de trabalho.
Chapa 73 - Compromisso com a UnB
Reitor: Márcio Martins Pimentel, do Departamento de Geologia Geral e Aplicada (GEO) da UnB desde 1989. É graduado em Geologia pela UnB, mestre em Geologia Regional pela mesma instituição e doutor em Geocronologia na Universidade de Oxford, Inglaterra. Fez um pós-doutorado na Universidade do Quebec, no Canadá, e outro na Universidade Nacional da Austrália.
Vice-reitora: Sônia Nair Bao, do Instituto de Ciências Biológicas (IB) da UnB.
1. Consolidar o crescimento e a expansão da UnB e o seu papel social no DF e no Brasil. Ampliar a oferta de vagas na graduação, com foco na qualidade.
2. Criação de uma unidade de apoio ao pesquisador, ligada à reitoria, para facilitar a captação de recursos para o fomento da atividade de pesquisa e a publicação de resultados.
3. Reestruturação administrativa da UnB, com ampliação da participação da comunidade acadêmica e transparência nas decisões administrativas.
4. Valorização e respeito aos professores, servidores e estudantes e investimento na infra-estrutura da UnB. Criação de um espaço de convivência, do parque tecnológico da UnB e implementação do Museu Nacional de Ciência e Tecnologia no campus.
5. Ampliar a participação dos estudantes na vida acadêmica, especialmente nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, investindo nos programas de bolsas e na mobilidade estudantil entre a graduação e a pós-graduação.