postado em 26/09/2008 00:29
O candidato escolhido pela comunidade acadêmica para ocupar a reitoria da Universidade de Brasília (UnB) está próximo de ser revelado. Neste momento, as urnas que restavam para o início das apurações chegaram ao Centro de Atividades da UnB. O segundo turno da eleição começou às 8h desta quarta-feira (24/09) e terminam às 22h30 de hoje. Os professores Márcio Pimentel e José Geraldo de Sousa Junior foram os mais votados no primeiro turno da consulta, mas não alcançaram a quantidade mínima de votos ; 50% mais um.
As 20 zonas eleitorais montadas nos câmpus do Plano Piloto, Planaltina, Gama e Ceilândia funcionaram normalmente. Nos pontos de votação do Instituto Central de Ciências (ICC), havia poucas filas e o movimento era tranqüilo. Ao contrário do primeiro turno, quando o sistema apresentou falhas e algumas pessoas votaram com cédulas de papel, os computadores não deram problema aos organizadores da consulta. ;Hoje foi bem melhor, os mesários estão bem treinados, a rede não saiu do ar;, explicou a professora Marisa Borges, integrante da Comissão Organizadora de Consulta (COC).
No primeiro turno, 7,8 mil estudantes foram às urnas, o que representa 32% do total (24 mil alunos). O corpo discente teve a menor participação na consulta ; 75% dos professores e 64% dos funcionários aderiram à eleição.