postado em 26/09/2008 02:48
Após o anúncio de uma série de medidas para aumentar a fiscalização no centro de Brasília, o governo local realizou uma megaoperação de varredura na área desde às 13h30 desta quinta-feira (25/09). Ao todo, 130 servidores das polícias Civil e Militar, secretarias de Segurança Pública (SSP) e de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest), Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Vara da Infância e Juventude (VIJ) circularam pela Rodoviária do Plano Piloto, pelos setores de Diversão Sul e Norte e setores Hoteleiro Sul e Norte. A ação deve durar todo o fim de semana e já havia sido realizada em Taguatinga e Ceilândia, 15 dias atrás.
Até as 23h desta quinta-feira, os agentes haviam revistado dezenas de pessoas. Encontraram, no Conic, um menino e um jovem consumindo crack. Os dois não tiveram os nomes e idades revelados e foram encaminhados à 5ª Delegacia de Polícia, na área central da cidade. A ação começou pela plataforma inferior da rodoviária, local onde o Correio flagrou na quarta-feira (24/09) meninos e meninas consumindo drogas no início da manhã. À noite, contudo, o movimento por lá era bem mais tranqüilo.
Por volta das 23h45 desta quinta-feira, teve início uma segunda fase da operação. Mais de 100 contêineres em que comerciantes informais guardavam as mercadorias que vendiam durante o dia, como peças íntimas, roupas e sapatos, foram retidos, colocados sobre caminhões e levados para o depósito do Serviço de Fiscalização, de acordo com o comandante da Polícia Militar do DF, coronel Antonio José de Oliveira Cerqueira.
Segundo o coronel Cerqueira, os contêiners, todos fechados com cadeado, estavam ocupando o espaço do terminal irregularmente. Os proprietários vão ser notificados e devem procurar o Serviço de Fiscalização para regularizar a situação das mercadorias retidas. Ao todo, cerca de 15 carretas foram utilizadas para efetuar o transporte dos conteineres até o depósito do Serviço de Fiscalização. O governo vai analisar possível realocação dos ambulantes.
De acordo com o secretário de Segurança Pública Valmir Lemos, o foco do trabalho era coibir o tráfico de drogas e o porte ilegal de armas de fogo. Até o início desta madrugada, não foram encontradas armas entre os abordados. "Pela quantidade de gente que passa pelo centro de Brasília diariamente, há um consumo de drogas constante", disse Lemos. Na manhã desta sexta-feira (26/09) a Secretaria de Segurança Pública fará uma entrevista coletiva para divulgar um balanço da operação.