Cidades

UnB elege José Geraldo novo reitor

;

postado em 26/09/2008 03:54
José Geraldo foi eleito com 51,61% dos votos;Vai nascer uma nova UnB;. Foi com essa frase que o reitor eleito da UnB, José Geraldo de Sousa Junior resumiu o que será a instituição nos próximos quatro anos. O candidato da chapa 76 - UnB Século 21, venceu o segundo turno das eleições para o cargo, realizadas nesta quarta e quinta-feira (24 e 25/09), com 51,61% dos votos de todas as categorias, que incluem corpo docente, servidores e alunos. Dos 28.028 eleitores, 10.636 participaram do segundo turno. Na primeira etapa das eleições, realizada na semana passada, apenas 10.558 votaram.

O resgate do projeto original da UnB é a intenção do reitor eleito. Ele defende a produção de conhecimento com responsabilidade social e a solução de problemas emergenciais enfrentados nos câmpus."A primeira e mais urgente, de natureza política, é afirmar uma atitude exemplar do reitor, recuperar o sentido deliberativo e participativo da tomada de decisões pelos colegiados, que é o modelo próprio da universidade. Exercer suas atribuições, mas não de forma isolada. Criar espaço de debate para a sociedade. De natureza funcional, fazer um modelo organizacional, para isso é preciso instalar o congresso universitário;, disse o novo reitor, durante as comemorações ao fim das apurações.

Para o vice-reitor eleito João Batista de Sousa, é necessário haver excelência na gestão de recursos humanos, tecnológica e do patrimônio da UnB. ;A participação expressiva dos estudantes, como foi a dos servidores, seguiu o exemplo da nossa campanha. Pretendemos realizar uma gestão para todos, inclusive a categoria do corpo docente. A oposição fortalece a gestão, pois não há consenso num processo de consulta como esse e não trabalharemos apenas para o grupo que nos elegeu;.

O processo de apuração

Na madrugada desta sexta-feira, os computadores emitiram a relação dos mais votados em poucos minutos, mas a análise das cédulas de papel ocorreu quase duas horas depois, antes do previsto pela Comissão Organizadora de Consulta (COC). De acordo com o presidente da comissão, professor David Fleischer, a apuração dos resultados das eleições no segundo turno superaram as expectativas. ;Dessa vez não tivemos problemas, a não ser um pequeno atraso na chegada das urnas eletrônicas. O restante correu tudo bem;, disse Fleischer.

José Geraldo está agora no primeiro lugar da lista tríplice que seguirá para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Cabe a ele indicar o novo reitor, ainda que o governo federal tenda a respeitar a vontade da comunidade universitária.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação