postado em 29/09/2008 08:13
A maior unidade do Na Hora está de cara nova. Após oito dias de portas fechadas para reforma, o espaço do Serviço de Atendimento Imediato do Cidadão, localizado na Rodoviária do Plano Piloto, volta a funcionar hoje. O número de guichês aumentou, a nova tecnologia para o gerenciamento das filas promete diminuir o tempo de espera e os funcionários receberam treinamento para atender melhor os cidadãos, que reclamavam de atrasos. A novidade fica por conta da presença do guichê da Polícia Federal (PF), a partir de novembro, que permitirá a retirada de passaportes. As outras unidades, de Ceilândia, Taguatinga e Sobradinho, continuam funcionando normalmente, mas também passarão por reforma. Com o investimento, o governo espera aumentar o número de atendimentos diários em 25% ; de 2 mil para 2,5 mil pessoas. ;O sistema de informática integrado e o maior número de guichês e funcionários darão mais agilidade ao processo;, explicou o gerente do novo projeto, Paulo Sérgio Bernardes. Ao todo, são 15 órgãos públicos à disposição da população no mesmo lugar (veja arte). Se a pessoa quiser pagar o IPVA, tirar a carteira de trabalho e ter uma consulta jurídica com um defensor público, por exemplo, pode fazer tudo na rodoviária. O gerente administrativo Marcos de Oliveira, 45 anos, não sabia da reforma e foi pegar a identidade da filha na última sexta-feira. ;Espero que o atendimento melhore. Mas não sei o que vai mudar;, disse o morador da Cidade Ocidental. As mudanças começam logo na entrada. No balcão de atendimento, em vez de três, serão quatro atendentes. Conforme a localização do guichê que prestará o serviço, a pessoa é encaminhada a uma das duas salas de espera. O painel para o acompanhamento das senhas também foi trocado. No lugar do antigo, entraram quatro TVs de 32 polegadas ; duas em cada sala ; nas quais, além de conferir a senha, o cidadão poderá se entreter com a programação a cabo. Cada espaço reservado para atendimento será identificado por uma letra ; de A a O ; numa placa vertical com o símbolo do órgão público e a descrição dos serviços prestados. Os atendimentos mais procurados ; Departamento de Trânsito (Detran), Secretaria de Segurança Pública (para retirar carteira de identidade) e o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) ; receberam atenção especial. Segundo Paulo Sérgio, eles respondem por 40% dos serviços prestados. ;No Detran dobramos o número de guichês, de seis para 12;, exemplificou. Tecnologia e reformas O gerente do projeto explica que o novo sistema permite acompanhar o tempo de cada atendimento e, assim, melhorar os serviços. ;Trocamos os computadores e os estofados dos assentos, colocamos ar-condicionado, reformamos a copa e os banheiros;, complementou Paulo. A dona-de-casa Florinda Gomes, 38, que costuma retirar o extrato do benefício do INSS recebido do marido, não se irritou com as portas fechadas na última sexta-feira. Mas espera que a reforma atinja seu objetivo. ;Antes, a senha não funcionava e ficava um calor danado. Está tudo novinho, mas vamos ver na prática;, concluiu a moradora de Planaltina. Segundo o diretor de Atendimento do Na Hora, Cristian Ferreira, os custos da obra estão incluídos no contrato anual com a empresa B2Br, licitada pelo governo por R$ 12 milhões, para a manutenção de todas as unidades. ;As demais localidades também passarão por reforma ainda este ano. A próxima será Taguatinga, que receberá novos equipamentos ainda na primeira quinzena de outubro;, garantiu o representante da Secretaria de Cidadania e Justiça do DF, órgão responsável pelo Na Hora.