postado em 30/09/2008 21:57
Quinhentos e cinquenta homens e cento e vinte viaturas reforçam a segurança do Entorno a partir de agora. Trata-se da permanência definitiva da Força Nacional de Segurança que fixou sua base no quartel do 10º Batalhão da Polícia Militar de Goiás em Luziânia.
Apesar do reforço estar localizado no centro-oeste, o futuro Batalhão Especial de Pronto Emprego (Bepe) poderá atender as necessidades de qualquer cidade do país. O Governo Federal destinou R$ 27 milhões para o Bepe, que deve investir em equipamentos e na reforma do batalhão, situado no Parque Estrela Dalva II, a 60km de Brasília.
O projeto envolve policiais de todos os estados. A idéia é que cada um ; 11 a cada ano - ceda 50 homens, que ficarão em treinamento por um ano no Bepe. Após isso, eles poderão retornar às cidades de origem. O primeiro quadro é composto de policiais de Amazonas, Alagoas, Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e Santa Catarina.
Mesmo admitindo que a vinda de policiais para as cidades do entorno não seja suficiente para baixar os índices de violência no local, o secretário de Segurança de Goiás, Ernesto Roller, comemorou o feito.