postado em 01/10/2008 20:00
A etapa que precede a licitação do Veículo Leve Sobre Pneus (VLP) ; uma via expressa para ônibus - começou nesta quarta-feira (1/10). O Metrô-DF realiza a chamada de avaliação técnica das empresas que querem se qualificar para a concorrência. A empresa vencedora na licitação iniciará a construção do Eixo Sul, que liga Gama à Santa Maria.
Os equipamentos que serão verificados são semelhantes ao que monitoram o funcionamento dos trens do metrô. Na VLP, eles serão utilizados para verificar a contagem de tráfego, mudanças de faixa, velocidade, além de contar e classificar os tipos de veículos.
Os testes serão realizados até o fim da semana e o equipamentos estão instalados em uma via paralela ao Pistão Sul de Taguatinga, atrás do Carrefour, na altura da QSD 23. O trajeto de 250 metros foi amplamente sinalizado para esclarecer ao motorista que, apesar do registro de imagem, o veículo não será multado. Todos os veículos que passarem pelo local serão fotografados. A orientação é que o motorista mantenha a velocidade permitida, de 50km/h, ao passar pela via. Isso contribui para eficiência dos testes.
Participam desta primeira fase cinco consórcios: Norberto Odebrecht, Andrade Gutierrez, Serveng Civilsan, Ferreira Guedes e Queiroz Galvão. A pré-qualificação de empresas e consórcios tem o objetivo de eliminar da licitação os concorrentes que não possuem condições técnicas para realizar o serviço.
O que é
O VLP, ou Eixo Sul, será um corredor de transportes que ligará as cidades de Gama, Santa Maria e os municípios do Entorno Sul ao Plano Piloto. Segundo a assessoria do Metrô, os usuários utilizarão ônibus modernos, articulados e monitorados por um centro de controle operacional.
A obra tem custo estimado em R$ 500 milhões e deve iniciar em 2009. O corredor Gama/Santa Maria atenderá a uma população aproximada de 600 mil pessoas, transportadas em veículos com capacidade para até 160 passageiros. Estudos preliminares apontam o atendimento de 20 mil pessoas por hora, nos períodos de maior demanda.
As linhas de ônibus serão expressas (sem paradas ao longo do caminho), mas lembrarão as linhas do metrô, com estações de embarque e desembarque. A idéia, segundo a assessoria do Metrô-DF, é que as estações do ônibus serão integradas às do metrô e ao Metrô Leve (que fará a ligação da W3 Sul-Norte). As faixas exclusivas para ônibus totalizarão 25,9 km.