A partir desta quinta-feira (2/10) a população do Distrito Federal poderá acompanhar os gastos do Governo do Distrito Federal (GDF) na saúde. Por determinação do Secretário Augusto Carvalho, o orçamento previsto para o ano será divulgado em detalhes com os gastos na internet. As informações estarão disponíveis para toda a população no site da Secretaria de Saúde. Um corpo técnico foi montado para desenvolver o sistema e faz os testes desde o início desta semana. A Secretari de Educação foi a primeira a divulgar as contas na internet.
O secretário Augusto Carvalho disse que o acompanhamento orçamentário é direito da comunidade. ;Esses investimentos são recolhidos com os impostos. Portanto, nada mais justo do que deixá-los da forma mais transparente;, argumenta o secretário. Para este ano, estão previstos R$ 2,6 bilhões. A secretaria já registrou um gasto de R$ 2,1 bilhões nesses dez meses de administração.
A Secretaria de Saúde também promete, além da oferecer as informações dos gastos, ampliar as propostas para melhoria do sistema de atendimento em 2009. De acordo com o secretário, a proposta será apresentada em projetos até o fim deste ano. ;Queremos inverter a pirâmide. Ou seja, melhorar o atendimento na base e fazer com que as pessoas possam usar os postos de saúde para os atendimentos. Com isso, evitaremos que elas se desloquem para os hospitais e sobrecarreguem o sistema;, antecipou Carvalho.