postado em 02/10/2008 18:05
O Dia Nacional de Doação de Leite Humano foi comemorado nesta quarta-feira (1/10) e, segundo dados coletados no Distrito Federal, até agosto de 2008 foram coletados 11.048 litros de leite humano, o que conseguiu alimentar 9.687 bebês. Segundo a coordenadora geral dos Bancos de Leite Humano (BLH) do Distrito Federal, Miriam Oliveira Santos, o número não é tão animador assim. ;Precisamos de mais. Quanto mais leite materno, maior é o numero de crianças que atendemos. Esses bebês essão doentes e precisam do alimento ideal para recuperar a saúde;, disse Miriam.
Segundo dados da Secretaria de Saúde do DF, o número de mulheres que doaram leite neste período foi de 2.417. Mais de 95% delas doaram leite em suas casas. ;A coleta é feita por um funcionário da Secretaria. Todos os hospitais com o programa oferecem este serviço;, disse a coordenadora. No total, 11 unidades fazem parte do programa ;Hospital Amigo da Criança;, que incentiva, apóia e promove o aleitamento materno. O leite coletado vai para dois Bancos de Leite, ;daí são processados, pasteurizados e passam por controle de qualidade até ser liberado para consumo;, complementou a coordenadora do BLH.
De acordo com Miriam, o número de leite coletado em Ceilândia e Taguatinga corresponde quase a metade de todo o leite disponível no DF. ;Daí distribuímos em função do pedido médico ou da nutricionista. Conseguimos cobrir os bebês que estão internados, contudo, não temos leite suficiente para dar às mães que já foram para casa e não conseguem amamentar suficientemente seus filhos ou não produzem leite em grande quantidade;, explicou.
Outro serviço que não tem sido muito eficaz é a utilização dos militares do Corpo de Bombeiros na coleta de leite. ;Precisamos retomar essa parceria com maior eficiência para cobrir as áreas que têm doadoras, mas os funcionários da Secretaria não conseguem fazer a coleta em domicílio;, acrescentou a coordenadora.
Histórico
O 1º de outubro foi instituído como Dia Nacional de Doação de Leite Humano pelo Ministério da Saúde, em outubro de 2003. A data representa para os Bancos de Leite uma oportunidade de realizar ações de sensibilização da sociedade para ressaltar a importância da doação de leite materno. Estudos indicam que crianças, que são amamentadas, têm menos chances de ter diarréia e pneumonia (doenças responsáveis por boa parte da mortalidade infantil, principalmente em regiões mais carentes), além de diabetes, câncer ou alergias.
Mais informações sobre doação de leite materno pelos telefones: (61) 3352-6900 ou 3353-1017.