Cidades

Nove mil multas por alta velocidade

;

postado em 04/10/2008 08:13
Uma blitz do Departamento de Trânsito (Detran) aborda, em média, 200 carros por noite nas vias de Brasília. Do total, aproximadamente cinco tentam a fuga ao se deparar com a fiscalização. Segundo levantamento do órgão, apenas um dos fugitivos consegue escapar. Para capturar esses infratores, o Detran conta com um esquema especial de investigação, que identifica e autua 95% dos condutores alguns dias após a fuga. Segundo especialistas, a cultura do poder influencia a correria no trânsito brasiliense. A cada 43 minutos, um motorista é flagrado em velocidade 50% superior à permitida na pista, o que caracteriza infração gravíssima. O número de colisões com morte nos primeiros seis meses do ano é o maior dos últimos 12 anos.

A alta velocidade é a causa de 100% das colisões com morte nas pistas do DF em 2008. Até julho, foram 117 acidentes. Se continuar nesse ritmo, este será marcado como o mais violento dos últimos 12 anos ; em 2007 foram 175 casos e em 2006, 156.

Nesta sexta-feira, o Correio mostrou o caso do estudante Lucas da Costa Gontijo, 27 anos, que fugiu de uma blitz montada para flagrar motoristas alcoolizados em frente ao Pontão do Lago Sul, na madrugada de 19 de setembro. O morador do bairro nobre fez um retorno na contramão, desligou os faróis do Audi 1.8 Turbo e acelerou rumo à mansão onde vive com os pais, na QL 16. No caminho, foi flagrado a 193 km/h por um pardal na QI 13. Na manhã de quarta-feira passada, agentes do Detran abordaram o infrator, que recebeu multa de R$ 574 e responde a processo para a suspensão do direito de dirigir por um ano. ;Tentativas de fuga ocorrem todas as noites. Mas casos com velocidades muito altas não são comuns;, afirmou o chefe de fiscalização, Silvain Fonseca. Durante blitz montada na madrugada de ontem, no Setor de Diversões Sul, seis condutores tentaram fugir. Nenhum conseguiu.

Até ontem, sete casos de motoristas foragidos estavam em investigação pelo Detran. Quatro dizem respeito à fuga durante blitzes. Os outros três são carros com placas clonadas. Segundo Fonseca, há uma equipe especializada em monitorar os condutores que se destacam pela agressividade no trânsito. ;Vemos pelos registros dos pardais. Além das fugas, há casos de motoqueiros que tampam a placa com a mão e motoristas de pick-ups que abaixam a tampa da caçamba;, enumerou Fonseca. Nesses casos, agentes do Detran fazem um processo de observação. ;Geralmente, o motorista tem uma rotina no local. Esse é o primeiro passo para identificarmos o condutor e abordá-lo com segurança;, completou.

Velocidade e morte
Até 30 de setembro deste ano, 645.060 multas por excesso de velocidade foram aplicadas a condutores brasilienses ; 9.060 a motoristas que trafegavam a 50% acima do permitido na via. O diretor do Detran, coronel Jair Tedeschi, afirma que a cultura da velocidade está presente na conduta dos brasilienses no trânsito: ;As vias largas e retas favorecem o trânsito rápido;. Segundo o professor do Departamento de Psicologia da Universidade de Brasília, Hartmut Gunter, a cultura do poder e a falta de limites em casa também influenciam a correria nas vias da cidade. ;As pessoas acham que estão imunes à lei e fazem barbaridades. Mas além da punição é preciso investir mais na conscientização;, observou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação