postado em 07/10/2008 13:15
Duas obras nas vias do Distrito Federal devem melhorar o trânsito para os motoristas que passam pela Estrada Abastecimento (EA) e pela L2 Sul. A primeira delas, a EA, terá algumas faixas duplicadas como a lateral do Palácio do Buriti, as localizadas em frente ao Departamento de Trânsito do DF (Detran), ao Alberque da Juventude, ao Setor Militar Urbano (SMU) até a Epia. O alargamento das pistas irá desafogar o fluxo de veículos, que hoje causam pontos de retenção nas vias em horários de pico.
A intervenção na Estrada Abastecimento começou nesta segunda-feira (06/10), na pista lateral do Palácio do Buriti. A estimativa é de que as obras sejam concluídas entre 120 e 180 dias. O valor da obra é de R$ 3,8 milhões. ;O alargamento das faixas servirá de alternativa para os moradores da Asa Norte e para quem trabalha lá também, e que vem de cidades como: Ceilândia, Samambaia e Taguatinga. Essas pessoas vão conseguir fugir do trânsito do Eixo Monumental, o que irá reduzir o fluxo de veículos no local;, afirma o Secretário de Obras, Márcio Machado.
L2 Sul
Uma outra mudança ocorrerá na L2 Sul. Todas as quadras passarão a ter acesso de entrada e saída, por meio de um sinal de trânsito. Os antigos retornos permanecerão na via como mais uma opção para o motorista. Foram três meses de obra e o custo foi de R$ 300mil. A Secretaria de Obras do DF aguarda a chegada dos sinais de trânsito e sua instalção para a inauguração dos trechos. ;Já entregamos as obras há 30 dias, agora cabe ao Detran instalar os semáforos. Os novos acessos irão evitar os retornos mais longos e desafogar o trânsito;, explica o secretário Márcio Machado.
A Secretaria de Obras pretende repetir a dose na Asa Norte. Um estudo de tráfego de veículos na região foi solicitado ao Detran. ;São locais que em horários de pico têm ficado praticamente impossível de trafegar. As obras vão facilitar a vida dos motoristas;, diz positivo, Machado. O Detran-DF disse que já solicitou para o governo local a licitação dos semáfaros, mas ainda não obteve resposta. Depois de aprovada, as obras devem levar três meses para serem concluídas.