postado em 07/10/2008 17:12
De janeiro a setembro de 2008, a polÃcia do Distrito Federal registrou mais de 220 assaltos contra carteiros no DF. O número preocupa a polÃcia e principalmente os carteiros, que ficam expostos aos riscos. Para conter a onda de assaltos e prevenir novos crimes o Centro de PolÃcia Comunitário e Ações Sociais (CPCAS) e o Correios estão fazendo um curso de orientação para os mil carteiros que trabalham no DF.
No curso a polícia dará orientações para prevenir os assaltos, como a mudança de horário das entregas, e também dicas para facilitar a investigação da polícia. Outro ponto abordado, segundo o chefe do CPCAS major Nascimento, é orientar os carteiros a não reagirem e colocarem em risco a própria vida.
Além dos cursos, Nascimento disse que a polícia intensificou a vigilância. ;Todas as unidades estão mais atentas em relação a isso e acompanhando mais de perto os carteiros;, explicou o major Nascimento. A polícia também orientou que material de valor e entregas de talão de cheques e cartões, que são muito visados pelos ladrões, sejam feitas por carteiros motorizados.
De acordo com informações do CPCAS, as áreas onde ocorrem mais assaltos são Taguatinga, Lago Norte e Guará, principalmente no período da tarde. A grande quantidade de assaltos a carteiros foi denunciada pelo