postado em 08/10/2008 10:31
Cerca de 250 pessoas da Associação de Pais e Amigos do Centro Educacional da Audição e Linguagem (Ceal) fazem manifestação em frente ao Palácio do Buriti, no Eixo Monumental. Com apitos e cartazes, eles reivindicam inclusão no plano de saúde auditiva da Secretaria de Saúde do Distrito Federal.
Desde 1999, o Ceal aguarda convênio com a Secretaria de Saúde para receber recursos e melhorar o atendimento dos mais de 330 surdos assistidos pela instituição atualmente. No entanto, quarta-feira passada (01/10), a Associação soube que o Hospital Universitário de Brasília (HUB) seria beneficiado pelo convênio. Os integrantes do Ceal se indignaram, pois atendem deficiente auditivos há mais de 30 anos.
A coordenadora das pessoas com deficiência da Secretaria de Saúde, Sônia Regina, foi ao local, representar o órgão. Ela afirmou aos manifestantes que o secretario de saúde, Augusto Carvalho, vai analisar dois processos do Ceal e estudará a possibilidade de incluir o Centro Educacional no plano de saúde auditiva.
Apesar disso, a presidente da Associação, Valéria Souza, está reunida com o secretário de saúde do DF, Augusto Carvalho, neste momento, para discutir o assunto. Os manifestantes aguardam o fim da conversa para saber da resposta.
Aguarde mais informações