postado em 08/10/2008 11:25
Por mais de três horas manifestantes do Movimento Sem Terra (MST) interditaram as duas faixas da BR-020, no quilômetro 41, na manhã desta quarta-feira (08/10). Os motoristas que seguiam de Formosa para Planaltina e no fluxo inverso foram impedidos de trafegar pela rodovia até às 9h20. O bloqueio da pista só terminou, depois que líderes do MST conseguiram agendar uma reunião com representantes da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap), ainda, nesta manhã.
O MST reivindica a regularização da terra que eles ocupam a mais de sete anos, o acampamento Oziel Alves Dois, área rural próxima a região de Pipiripau. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) cerca de 100 pessoas invadiram a pista e atearam fogo em pneus e derrubaram árvores na pista. A manifestação causou cinco quilômetros de congestionamento na via, sentido Formosa/ Planaltina e um quilômetro no sentido contrário.
De acordo com manifestantes a não regularização da terra os impede de ter acesso aos programas de Reforma Agrária do governo federal. Os líderes do MST já estão a caminho da sede da Terracap, localizada no Eixo Monumental. Eles ameaçam fazer um novo bloqueio na pista caso a Terracap não acate a reivindicação.
Aguarde mais informações