postado em 09/10/2008 10:07
O Departamento de Trânsito (Detran) retomou na manhã desta quinta-feira (09/10) a operações de combate ao transporte pirata no Distrito Federal. A ação foi deflagrada às 6h e concentrou-se nos veículos que passam em paradas de ônibus, na saída de Brasília, aliciando passageiros. Uma barreira foi montada próxima a Sobradinho I, no acesso à BR-020, no sentido Plano Piloto. Ao todo, 21 veículos foram apreendidos durante a ação, que durou duas horas. Os proprietários deverão pagar uma multa que varia entre R$ 2 mil e R$ 5 mil para retirarem os veículos, encaminhados ao depósito atrás do Autódromo Nelson Piquet.
A operação contou com o apoio de 16 agentes de trânsito e o serviço de inteligência do Detran. O grupo monitorou os veículos que passavam nos pontos de ônibus abordando os passageiros. De acordo com o chefe do Núcleo de Policia e Fiscalização de Trânsito (Nupol), Cleber Manuel Batista, o procedimento é essencial para os flagrantes. ;Os motoristas pedem aos passageiros para identificarem como amigos ou familiares no momento da blitz. É por isso que precisamos fazer esse trabalho inicial;, explica.
Os agentes de trânsito também verificaram condições dos veículos e documentação. A maior parte dos carros apreendidos apresentava problemas como pneus carecas, falta de cintos de segurança e problemas na parte elétrica. Alguns dos motoristas autuados sequer possuíam a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Dois casos chamaram a atenção dos agentes de trânsito. Diante do medo de serem flagrados na barreira montada pelo Detran, dois motoristas resolveram abandonar os veículos na rodovia. Os carros precisaram ser guinchados e apresentavam multas e falta de pagamentos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores há mais de cinco anos.