Cidades

Projeto da Sedest visa reduzir número de crianças nas ruas de Brasília

;

postado em 09/10/2008 19:02
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (SEDEST) iniciou nesta quinta-feira (09/10), articulações com o Entorno para combater a exploração sexual e do trabalho infantil. O intuito é reduzir o número de crianças e adolescentes que vivem na área central de Brasília. Representantes de várias secretarias se reuniram à tarde para discutir medidas que possam melhorar o canal de comunicação entre o Distrito Federal e o Entorno.

Ao detectar que a maioria das crianças abordadas residem no Entorno, uma das propostas do plano é estabelecer vínculos com as cidades de Goiás próximas a Brasília. Hoje, o trabalho é interrompido quando crianças e adolescentes são encaminhados ao estado de origem. Por não haver nenhuma ligação entre os dois estados, muitas vezes o endereço fornecido pelas crianças não são encontrados e as famílias acabam não sendo encaminhadas aos programas sociais. ;Nosso desafio é unir as equipes de assistência social para coibir ou reduzir essa situação;, diz a gerente da Secretaria de Cidadania e Trabalho de Goiás, Francisca Bezerra.

O primeiro passo será um mapeamento para levantar dados sobre crianças que vivem, principalmente, na Rodoviária do Plano Piloto. Os governos pretendem investir em ações de abordagem de rua e encaminhar as crianças para acompanhamento médico e educacional, incentivo aos esportes e projetos contra drogas. ;Será criado um plano integrado de ações para proteger crianças em situação de rua no DF;, diz a promotora de Justiça de Defesa da Infância e Juventude, Leslie Marques de Carvalho.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação