postado em 15/10/2008 18:45
A onda de calor, névoa seca e nem sinal de frio ou chuvas continua nos próximos dias. O registro do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) confirma que a previsão é muito sol, calor, baixas umidades e algumas poucas nuvens no céu até, pelo menos, sexta-feira (17/10). Nesta quinta-feira previsão aponta temperatura até 33ºC.
O meteorologista do Inmet, Manuel Rangel, explica que essa falta de chuvas não é muito típica de outubro. "Antigamente, a tendência era de início da época de chuvas na segunda semana de setembro, mas o que vemos hoje é que já deveríamos entrar no período chuvoso em outubro, mas não é o que está acontecendo", destaca.
A previsão para esta quinta-feira, repetindo a última semana, é de sol, céu com poucas nuvens, névoa seca e calor podendo chegar a 33ºC. A máxima registrada até o momento foi 31,2ºC nesta quarta-feira. A umidade relativa do ar pode chegar a 15%, registrando a máxima em 65%. A mais baixa registrada no ano foi no dia 12 de setembro, quando chegou a 12%.
A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou alerta de baixa umidade do ar, justificando que a presença de uma massa de ar seco mantém o baixo índice na região. Segundo a Sedec, a presença da massa de ar deve permanecer acalentando os dias até, pelo menos, a sexta-feira (17/10), ficando abaixo dos 20%.
A Defesa Civil desaconselha atividades ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas, especialmente entre as 14 e 16 horas, período do dia em que a umidade do ar fica mais baixa. Orienta-se também para a ingestão de bastante líquido para não ter problemas de desidratação.