postado em 18/10/2008 08:52
Os termômetros da capital marcaram, ontem, 34ºC. Foi o dia mais quente desde 17 de outubro de 2007, há exatamente um ano, quando foram registrados 34,3ºC. Apesar da quantidade de nuvens e da ausência do sol a partir das 16h, o calor maltratou muita gente. Sensação de cansaço, falta de disposição e mal-estar foram queixas recorrentes. No entanto, para o vendedor de água mineral Agostinho dos Santos, 32 anos, a alta da temperatura ajudou nos negócios. ;Normalmente vendo 100 garrafas por dia. Hoje já vendi 120. Para mim, o calor é bom. Não tem nem como eu desanimar;, vibrou.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura elevada de ontem foi conseqüência da falta de chuva ; a última ocorreu dia 4 ; e da proximidade entre a Terra e o Sol nesta época do ano. Os dois fatores contribuíram para a formação de uma massa quente e seca que castiga Brasília desde há 15 dias. Uma notícia boa, porém, é que por conta do calor, há previsão de pancadas de chuvas isoladas durante o fim de semana. De acordo com a meteorologista do Inmet Maria das Dores de Azevedo, 12 de outubro de 1963 foi o dia mais quente da história da capital, com os termômetros marcando escaldantes 34,5ºC.
Para se refrescar, ontem, cada um se virou como pôde. Alguns compravam água em semáforos, como o motorista Francisco Diniz, 24 anos. ;Parece que estou dentro de um forno;, comentou. Outros, como Dianita Ribeiro, 26 anos, resolveram amenizar o calor com sorvete. ;Não adianta muita coisa, mas dá um alívio passageiro;. E havia também os prevenidos, como a menina Dara Rodrigues, 4 anos. Ela saiu para passear com a mãe, Soraia Rodrigues, 37, e levou a garrafa de água em forma de gatinho: ;Fiz isso para não sentir sede;, conta a pequena. A aposentada Erli da Silva, 61 anos, apostou na água e no sorvete: ; Se não tomo água, me sinto cansada, indisposta;. Maria Alves, 27 anos, desenvolveu outro método: ;Tomo banho bem gelado. Vou tomar outro, quando chegar em casa;.
Parque da Cidade
Apesar do calor vir acompanhado da sensação de fadiga, algumas pessoas não dispensaram uma tarde de exercícios no Parque da Cidade. Exemplo disso é o estudante de administração Robert Haas Mix. ;Desde ontem está muito quente. Em vez de ficar trancado em algum lugar, resolvi tomar um vento na cara pedalando no parque;, explicou. Mesmo com toda a disposição, o estudante não dispensou o borrifador de vapor d;água instalado ao lado da pista de ciclismo.
Outros que aproveitaram o umidificador foram o bombeiro Luiz Cláudio de Oliveira, 35 anos, e o filho Enzo, 8. Como o menino não teve aula, o pai aproveitou a tarde para um passeio. Os dois estavam no parque de diversões, mas o calor se tornou insuportável. ;O Enzo começou a passar mal, reclamou de dor de barriga. Por isso viemos aqui (no borrifador), para refrescar um pouco;, explica Oliveira.
A Defesa Civil orienta as pessoas a tomarem certos cuidados com o aumento da temperatura: ingerir maior quantidade de líquidos, vestir roupas frescas, evitar o sol e exercícios nos períodos mais quentes e dar preferência a comidas leves são alguns deles.