postado em 29/10/2008 11:02
Fiscais do governo voltaram a lacrar na manhã desta quarta-feira (29/10) ônibus semi-urbanos em condições precárias de funcionamento. A operação começou às 7h15 e contou com 12 fiscais da Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans). Durante três horas, os agentes vistoriaram 110 ônibus no estacionamento do Estádio Mané Garrincha. Ao todo, 70 carros foram lacrados por apresentar problemas como pneus lisos, falta de extintor de incêndio, defeito nas luzes de freio, bancos soltos e ausência de pára-brisas. As empresas deverão pagar multa que varia de R$ 900 a R$ 4 mil. Os carros só poderão voltar a rodar após uma nova vistoria do DFTrans.
A ação faz parte da Operação Chuva realizada pela Secretaria de Transporte nos últimos 60 dias. A idéia do governo é resolver os problemas dos veículos para evitar acidentes antes da chegada das chuvas. Os fiscais do DFTrans autuaram os carros da Vian, Via Luz, Anapolina, Taguatuto, Santo Antônio e Rápido Planaltina. As empresas fazem o transporte de ligação entre o Plano Piloto e a região do Entorno. Os carros, em geral, permanecem parados no estacionamento do Estádio Mane Garrincha quando estão fora do horário de serviço.
O gerente de fiscalização do DFTrans, Pedro Jorge Brasial, alega que há dificuldade em fazer as empresas manter os veículos dentro dos padrões de segurança. ;Somos obrigados a fazer essas ações pelo menos três vezes ao mês. As empresas se recusam a fazer os reparos necessários. E quando isso acontece, os carros voltam a apresentar defeitos em um curto espaço de tempo;, observa.