postado em 29/10/2008 15:18
A partir de quinta-feira (30/10), a temperatura deve ficar amena, com previsão de chuva, em pontos isolados, segundo o chefe do Departamento de Previsão de Tempo do Inmet, Luiz Cavalcanti. O meteorologista afirma que o período de chuva deve ocorrer só depois do dia 5 de novembro neste ano. Esta quarta-feira será marcada por temperaturas quentes, podendo chegar aos 33 graus.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o bloqueio das chuvas é uma das principais causas da onda de calor nos últimos dias em Brasília. Para Luiz Cavalcanti, a estiagem é causada pelo freiada das frentes frias vindas do sul e da massa quente e úmida, da Amazônia, o que impossibilitou as chuvas, até então, rotineiras nesta época do ano. ;O sistema de alta pressão na região inibe a formação de nuvens e bloqueia as frentes que provocam a chuva;, explica o especialista.
Na tarde desta terça (28/10), a temperatura chegou aos 35,8 graus, entre 15h e 16h, maior registro desde 1963, quando os termômetros marcaram 34,5 graus. Segundo Luiz Cavalcanti, no ano passado, as chuvas também foram escassas no mês de outubro.