postado em 31/10/2008 12:26
No próximo domingo (02/11), quando é lembrado o Dia de Finados, cerca de 560 mil pessoas passarão pelos cemitérios de todo o Distrito Federal. Em 2007, 800 mil pessoas visitaram os cemitérios durante os dias 31 de outubro a 2 de novembro.
De forma a atender a demanda neste dia, os cemitérios terão segurança reforçada, tanto dentro quanto fora. A segurança interna contará com 43 homens distribuidos por todos os cemitérios. Haverá reforços da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Detran. De acordo com o Campo da Esperança, a medida é preventiva por conta do fluxo de pessoas.
Em todos os cemitérios as arquidioceses irão celebrar missas campais neste domingo. No Plano Piloto serão sete missas, uma a cada 90 minutos, das 8h às 17. Nos cemitérios de Taguatinga e Gama as missas começam às 7h, e também serão celebradas a cada 90 minutos. Em Planaltina estão programados quatro horários 9h, 10h, 14h, 15h. Em Sobradinho as celebrações serão às 8h, 10h, 15h e 17h. Já no cemitério de Brazlândia, que recebe menos visitantes, haverá duas missas uma às 9h e outra às 16h.
Trânsito
O trânsito de veículos no interior dos cemitérios será restrito. Apenas pessoas com necessidades especiais ; idosos e deficientes ; poderão credenciar, até sábado (01/11), os veículos para livre circulação. Para fazer o credenciamento, os interessados precisam ir à administração do Campo da Esperança que fica na 916 Sul. É necessário ter a autorização especial do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) com o cartão que permite estacionar nas vagas destinadas a idosos e deficientes e levar o licenciamento do veículo.
O Campo da Esperança explica que o credenciamento é feito todos os anos, no entanto, desta vez a empresa decidiu adotar esse critério ; apenas idosos e deficientes que possuem licença do Detran ; como forma de facilitar a escolha de quem poderá entrar de carro.
Além disso, a assessoria de imprensa do Campo da Esperança destaca que, casos especiais ; como idosos que não tem direito às credenciais - , devem procurar o cemitério pessoalmente ou ligar para 3245-7841. A administração irá analisar cada um.
Os pedestres terão acessos secundários nos maiores cemitérios. Em Taguatinga, poderão entrar pelo Setor de Oficinas, pelo Setor M Norte. No Gama haverá duas entradas pelo Setor de Chácaras. E no Campo da Esperança serão liberados acessos pelo Setor Policial Sul e um pelo Parque da Cidade. Além disso, serão disponibilizadas vans que circularão internamente para aqueles que não puderem entrar com carro.