postado em 01/11/2008 17:50
Seis homens invadiram e assaltaram o Centro de Ensino Fundamental de Santa Maria na madrugada deste sábado (01/11). Encapuzados, os assaltantes pularam o muro e fizeram o vigia da escola como refém das 20h de sexta-feira (31/10) até às 5h da manhã deste sábado. A polícia investiga o assalto, mas ainda não tem nenhum suspeito. De acordo com a 23ª DP, de Santa Maria, uma perícia foi realizada para levantar tudo o que foi roubado na escola. O viagia já prestou depoimento nesta manhã.
Segundo o diretor da escola, Eduardo Reis, os assaltantes levaram 11 computadores com tela plana da marca Positivo, três impressoras, duas câmeras digitais, quatro aparelhos de DVD, um vídeo, duas mesas de som do sistema de rádio da escola, uma furadeira, um aparelho de som e um violão usado nas aulas de música. "Foram três anos de trabalho roubados em uma única noite", afirmou o diretor, ao se referir ao período de tempo em que o laboratório de informática, com sistema de internet sem fio, foi montado.
A escola tinha 20 computadores. Os ladrões roubaram os 11 mais novos, com tela plana. Os nove deixados no laboratório são os mais antigos. O diretor não fala em suspeitos, mas acredita que os assaltantes conheciam a rotina da escola, por terem levado os equipamentos mais modernos do laboratório. "Trata-se de uma escola pública, mas tínhamos uma estrutura muito boa para os alunos".
Durante o roubo, os assaltantes consumiram alimentos da cantina e ainda encontraram tempo para espalhar pó de extintor de incêndio por todo o colégio. A sujeira já está sendo retirada da escola e as aulas recomeçam segunda-feira normalmente. Mas os alunos terão que estudar em 11 computadores a menos. "Infelizmente, terei que me reunir com os professores e a comunidade para pensarmos em uma solução. Esperamos conseguir um parceiro para continuarmos nosso projeto de informática na escola".