postado em 01/11/2008 18:40
Uma corrência envolvendo adolescentes foi registrada em Planaltina neste sábado (01/11) pela Polícia Militar do DF. Um jovem de 16 anos cometeu vários crimes no Setor Arapoanga. O primeiro deles foi na quadra 13, onde um adolescente tentou matar um desafeto efetuando um disparo nas costas da vítima. O tiro perfurou o ombro e ficou alojado no maxilar. A vítima foi levada para o Hospital Regional de Planaltina, onde passou por uma cirurgia.
Em seguida, às 11h40, o adolescente, acompanhado de dois outros jovens, entraram no Mercado Alencar, também na quadra 13, e anunciaram um roubo. Do estabelecimento comercial eles levaram R$ 200 em espécie, um celular e maços de cigarro. Na fuga os criminosos ainda praticaram outro roubo. Na quadra 7 um jovem que passava pela rua teve o celular roubado, e ainda precisou desviar-se de um tiro efetuado pelo infrator. O adolescente infrator foi encontrado pela polícia na quadra 4 de Planaltina. Reconhecido pelas vítimas, foi encaminhado para a Delegacia da Criança e do Adolescente.
Outra ocorrência envolvendo menores de idade foi registrada no Guará. Dois adolescentes foram apreendidos após roubarem uma bicicleta na QI 8, em frente ao Mercado Veredas, no Guará I. Um rapaz passava com a bicicleta por volta das 11h deste sábado quando foi abordado por três adolescentes. Com duas facas em punho os infratores levaram a bicicleta da vítima. A Polícia Militar conseguiu deter dois dos infratores.
O primeiro adolescente, de 15 anos, foi encontrado próximo a Super Quadra Brasília (SQB), e com ele os policiais encontraram uma das facas utilizadas no roubo. O segundo infrator, também de 15 anos, já estava próximo à Cidade Estrutural quando foi pego. Com ele foi recuperada a bicicleta produto do roubo. O terceiro participante do assalto não foi identificado.
Os adolescentes também foram encaminhados à Delegacia da Criança e do Adolescente e autuados pelo ato infracional análogo ao crime de roubo. O caso está na 4ª DP.
Tentativa de homicídio
Na QE 26 do Guará 2, um jovem de 20 anos foi baleado neste sábado (01/11). Wander mora na QE 32 e andava de bicicleta quando outro jovem passou por ele, também de bicicleta, e disparou quatro tiros, segundo testemunhas. A vítima foi levada para o Hospital de Base.
A polícia saiu em perseguição do atirador. Testemunhas que passavam no momento do acidente disseram que ouviram o homem que atirou gritar "É agora que você vai morrer".
Após os disparos que atingiram nas costas, Vander entrou na residência da aposentada Elvidina Freitas, 79 anos, que estava com o portão aberto, na tentativa de pedir socorro. Os moradores chamaram os bombeiros e policiais.
Aparecida de Souza, 60 anos, vizinha de Elvidina Freitas, ficou assustada com o ocorrido. ;Ouvi os disparos. Havia um moço ferido na casa da minha vizinha. Ficamos todos assustados, mas ele parecia estar bem;, explicou a aposentada.
Elvidina Freitas conta que tudo ocorreu de repente. ;Eu estava dentro de casa e ouvi os tiros. Vi o rapaz estava caído na varanda da minha casa e o assaltante fugiu;. Os policiais ainda estão efetuando buscas para encontrar o adolescente que efetuou os disparos contra Vander.
A polícia suspeita que o crime tenha sido uma tentativa de furto. Vander recebeu os primeiros socorros ainda na garagem da residência e logo foi encaminhado para o Hospital de Base do Distrito Federal.
Colaboração de Roberta Yasuiê