postado em 04/11/2008 11:22
Com a persistência do período de seca no Distrito Federal, o Lago Paranoá atingiu a cota mínima de água. O nível está 130 cm abaixo do indicie máximo. Já para o nível médio a baixa é de 50 cm.
Para o diretor de geração da Companhia Energética de Brasília (CEB), Hamilton Naves, esse fenômeno é normal para esta época do ano. ;Nestes últimos dois anos tivemos períodos de estiagem muito longos e por isso o lago parece estar vazio;.
Apesar da CEB gerar cerca de 20 megawatts hora por dia a menos que o normal, Hamilton Naves garante que os brasilienses não serão afetados com falta de energia elétrica. ;Brasília é alimentada também com usinas de outros estados, como a Corumbá IV. Hoje geramos aqui entre 5 e 6 megawatts hora por dia. Mas ainda que o período de seca continue e tenhamos que parar a geração de energia aqui, a população não será afetada;.
Mais calor
A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de tempo quente para esta terça-feira (04/11), com chuva forte e isolada no fim da tarde. Nas horas mais quentes, a temperatura deve chegar a 32ºC e a mínima registrada na madrugada foi de 20ºC. A umidade relativa do ar deve variar entre 30% e 80%.
A meteorologista Morgana Almeida explica os fatores que têm influenciado a persistência no tempo seco. ;A circulação dos ventos em altos níveis da atmosfera não possibilitam que as frentes frias que chegam ao sul do país avancem até o Centro Oeste. Dessa forma, a massa de ar quente e seco continua a cobrir a região;.
Segundo Almeida, até o fim desta semana já haverá características de período chuvoso. ;Os padrões atmosféricos estão mudando e ficando favoráveis ao início da época de chuva;. Mas, segundo ela, até lá, o brasiliense não deve esperar grandes mudanças no tempo. ;Só no final de semana que o clima ficará mais ameno. Até lá, muito calor e chuva no fim da tarde;.