postado em 12/11/2008 20:54
Dois cobradores da Viação Planeta foram demitidos nesta quarta-feira (12/11) acusados de fraudar o sistema de bilhetagem eletrônica da Fácil. O fato gerou transtorno em Santa Maria que teve os 60 ônibus da empresa paralisados por quase três horas, das 15h às 17h45, até que os mesmos fossem readmitidos. Francisvaldo Nogueira da Silva, 50 anos, e Samuel Dantas, 51, que trabalham na Planeta há oito e 23 anos, respectivamente, faziam o trajeto Santa Maria/ Plano Piloto, quando foram acusados de passar o cartão de uma terceira pessoa e reembolsar o dinheiro do caixa.
"Mas o que aconteceu é que um servidor público usava o cartão dele para passar os colegas do trabalho", justifica Francisvaldo Silva. O Sindicado dos Rodoviários ; comovido com a suposta injustiça ; incentivou a paralisação até que o problema fosse sanado. Com isso, cerca de cinco mil pessoas lotaram as paradas de ônibus à espera de um coletivo. A empresa Fácil explica que quando há a suspeita de fraude, um fiscal à paisana pega a linha suspeita para comprovar a ilegalidade. "A Planeta tem relatórios que comprovam a irregularidade", alega o gerente administrativo da Fácil, Júlio César Antunes. Mas, segundo a assessoria da Planeta, a empresa resolveu dar uma segunda chance aos funcionários que trabalharão normalmente nesta quinta.
A empresa Fácil ; empenhada em acabar com o comércio de vale-transporte no Distrito Federal ; deve soltar uma nota discordando da proteção do sindicato. Já para o diretor do Sindicato dos Rodoviários, Jorge Farias, a ação é justa. "Outros foram demitidos por fraudes e não fizemos nada".