postado em 13/11/2008 18:30
Dois caminhões perderam a carga em menos de nove horas em dois acidentes ocorridos no mesmo trecho da BR-080. Os condutores, que sofreram pequenas escoriações, culparam as péssimas condições da estrada que liga Brasília ao Norte de Goiás. Nos locais onde as carretas tombaram não há acostamento nem sinalização adequada. A rodovia de mão-dupla está tomada por buracos.
O primeiro acidente ocorreu por volta das 17h de quarta-feira (12/11). Quando passava pelo Km 20 da BR-080, perto de Padre Bernardo (GO), a Scania modelo 113H, de placa KCT 1681 ; Gurupi (TO), saiu da pista e caiu em um barranco de 1m de altura. Foi o suficiente para a carreta tombar com as mais de 20 toneladas de papel reciclável. A cabina ficou completamente destruída. Apesar do estrago, o motorista Cláudio Antônio Valerão Raffi, 34 anos, teve apenas pequenos arranhões e luxações.
Assustado com o primeiro acidente em 23 anos de profissão, o caminhoneiro foi ao local ontem para ajudar no trabalho de remoção da carga e da Scania. "Isso aconteceu por causa dessa estrada, que é uma vergonha. O caminhão passou por uma depressão e uma das rodas saiu da pista. A carga alta puxou o caminhão para fora. Sem acostamento, deu no que deu. Sobrevivi por sorte", contou. Ele seguia de Brasília para Belém (PA), trajeto que faz ao menos uma vez por semana, com o mesmo tipo de carga.
O outro acidente ocorreu a 1h desta quinta-feira (13/11), no Km 17 da 080. Estruturas metálicas que eram levadas de Ipatinga (MG) para a construção de uma usina em Barro Alto (GO) se desprenderam de outra Scania. "Eu vinha certinho quando um caminhão, no sentido contrário, desviou de um buraco imenso. Só tive tempo de tirar um pouco a carreta. A parte de trás saiu da pista e a carga caiu", disse o condutor do veículo acidentado, Osvaldo Batista Ferreira, 57 anos.