postado em 18/11/2008 12:00
A Polícia Federal lança, nesta terça-feira (18/11), um novo sistema para o controle de produtos químicos. O projeto conhecido como Siproquim recolhe dados da movimentação interna das 146 substâncias controladas (entre elas, benzeno, acetona, thinner e cal). A nova tecnologia é três vezes mais rápida que o atual programa utilizado e permite o cruzamento de dados de inteligência, que facilita a fiscalização.
Informações de todas as empresas que operam no ramo, comercializam, fazem transporte e logística de produtos controlados, estão armazenadas no sistema. Os empresários do setor terão acesso ao programa e poderão fazer consultas. Dessa forma, a Polícia Federal espera que auxiliar na fiscalização do desvio de substâncias.
O projeto conta, ainda, com o apoio do Escritório das Nações Unidas Sobre Drogas e Crimes (UNODC). De acordo com o representante da entidade internacional, observa-se queda na qualidade da droga produzida em alguns países vizinhos ao Brasil. Segundo a PF, isso se deve a modernização do controle e o mesmo efeito é esperado aqui.