postado em 18/11/2008 14:30
Os acidentes de trânsito que ocorrem no Distrito Federal correspondem a 7,86% daqueles ocorridos no Centro-Oeste. Os mais freqüentes são colisão frontal, saída de pista e atropelamentos. Os dados foram divulgados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF)em evento na manhã desta terça-feira (18/11).
Segundo a estatística, os estados em que mais ocorrem acidentes de trânsito são Minas Gerais, Santa Catarina e Rio de Janeiro, respectivamente. No segundo semestre do ano, os números aumentam e os acidentes costumam ser mais graves. Além disso, os horários em que mais acontecem é entre 6h e 10h e após as 16h, assim como aumenta a incidência de sexta-feira a domingo.
Os dados incentivaram a realização do I Seminário Internacional Redução e Acidentes de Trânsito ; acontece nesta terça-feira (18/11) e quarta-feira (19/11), no Auditório do Instituto Nacional de Criminalística, localizado na quadra 7, lote 23 do Setor Policial Sul. O objetivo é conscientizar sobre os problemas causados no trânsito pelo uso de bebidas alcoólicas e dar voz à sociedade para que possa exigir das autoridades políticas públicas direcionadas a segurança viária.
O evento é uma iniciativa da Promotoria de Justiça de Delitos de Trânsito, promovido pelo Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) e pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Especialistas do Brasil e da França também participarão com palestras. A participação é gratuita e aberta ao público.