Cidades

Obras na Epia devem ir até domingo

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postado em 25/11/2008 07:55
As empreiteiras que venceram a licitação para fazer a ampliação da Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia) deverão acelerar o ritmo para cumprir o cronograma estabelecido pelo governo local. O secretário de Transportes licenciado, Alberto Fraga, promete entregar as obras do trecho entre o Viaduto Ayrton Senna e o ParkShopping no próximo domingo. Mas faltam apenas seis dias e há muito trabalho pela frente. As máquinas ainda estão na pista, meio-fios não foram colocados, a sinalização horizontal não está completa e o canteiro central e os acostamentos estão cheios de terra. O trecho mais adiantado é o que fica entre a sede da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e o ParkShopping. Nesse local, a via já recebeu as duas camadas de asfalto novo, as faixas da pista estão pintadas e o meio-fio foi colocado. Entre o Viaduto Ayrton Senna e a Novacap, porém, o serviço está lento. Ainda há máquinas na pista perto da entrada da Feira dos Importados e duas faixas estão interditadas para os carros. O trecho também está sem as faixas de rolamento pintadas. ;É péssimo. Com essa chuva agora, fico sem saber em que faixa eu estou;, reclama o gerente comercial Denez Saraiva, 39 anos, que passa pela Epia todo dia. Fraga garante que, assim que as empreiteiras terminarem de colocar a segunda capa de asfalto na via, irão pintar as faixas, o que deve ocorrer ainda esta semana. ;A sinalização só pode ser feita depois que o asfalto ficar pronto;, explica o secretário. Além da sinalização, é preciso colocar os meio-fios, retirar morros de terra do canteiro central e plantar a grama. A primeira data estipulada para o fim das obras era 30 de setembro. Faltando 15 dias para o término do prazo, o secretário reconheceu que a reforma atrasaria até 10 dias. Agora, com quase dois meses de atraso, Fraga acredita que as empreiteiras vão entregar o trabalho a tempo. ;O projeto está seguindo o cronograma. Nossa preocupação era não ficar pronto até o fim do ano, quando o fluxo de veículos aumenta muito. O trecho que vamos inaugurar é o que tem mais movimento;, afirma. Todos os dias, 160 mil carros circulam pela Epia. Os motoristas reclamam dos retornos, que estão mal sinalizados. Os espaços onde os carros costumavam retornar estão cobertos de terra ou com o asfalto velho. O governo diz que eles serão desativados ; haverá um retorno a cada cinco quilômetros. Mesmo assim, os motoristas ainda fazem manobras nos locais proibidos. ;Está confuso porque não sabemos onde é o local certo agora. Aí não tem jeito, passo onde passava antes;, justifica Saraiva. Mesmo com o trecho entregue, a rodovia ainda deve ficar em obras até junho do ano que vem. Até lá, os motoristas devem se acostumar com o fluxo interditado entre a Rodoferroviária e o Viaduto do Torto, a segunda fase da reforma. O trabalho depois do viaduto do Guará, que ainda causa congestionamentos no final do dia, também só deve ficar pronto em 2009. Outra queixa é a falta de passagens de pedestres. Atualmente, há apenas duas passarelas no trecho em obras ; uma em frente ao Parkshopping e outra perto da Feira dos Importados ; e é comum ver pessoas se arriscando entre os carros. O governo garante que, até o término da reforma, semáforos serão instalados nos locais mais movimentados.

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