postado em 30/11/2008 16:00
O brasiliense aproveitou o Eixão do Lazer na manhã de hoje (30/11) para vestir a camisa contra a Aids. Para sensibilizar a população da importância das medidas de prevenção, a Secretaria de Saúde e Administração de Brasília promoveram a II Corrida de luta contra a Aids no Distrito Federal. Cerca de 700 pessoas participaram da corrida de 5 km e 10 km, que teve largada às 9h, na altura da 102 Sul. O evento foi organizado em alusão ao Dia Mundial de Luta contra Aids, que será comemorado nesta segunda-feira (01/12), e contou ainda com estandes montados para aferição da pressão arterial, medição de glicose e vacinação contra rubéola e poliomielite, além de palestras, distribuição de preservativos e apresentação do grupo de percussão Batalá.Acostumado a participar de corridas com altas premiações, Rogério dos Santos, de 17 anos, vencedor do percurso de 5 km, considerou o troféu conquistado uma dos mais importantes da carreira. "Aqui o prêmio é o de menos. O que importa é essa causa tão importante", ressalta o estudante, morador de Planaltina de Goiás.
Segundo Leonor de Lannoy Tavares, gerente do programa de DST/Aids da Secretaria de Saúde, o objetivo da iniciativa foi alcançado. A idéia era não só trabalhar com as pessoas que são portadoras do HIV, mas com todas aquelas que estão a sua volta.
No Eixão do lazer, pouco mais de mil preservativos foram distribuídos. A psicóloga Aline Soares, coordenadora do Programa de Redução de Danos no DF, da Secretaria de Saúde, explicou a importância do preservativo. "As pessoas acham que sabem usar. Mas várias delas admitiram hoje que a camisinha costuma estourar. Isso é sinal de que não está sendo usada corretamente", alerta.
Câncer de Mama
Na luta contra o Câncer de Mama, o grupo Pedal e a Sociedade de Mastologia no DF promoveram um passeio ciclístico na altura da 206 norte, às 9h30, que contou com 100 ciclistas. "A maioria dos participantes são homens. Mas estamos lutando por nossas mulheres que cada vez mais são vítimas dessa doença que pode ser evitado com o diagnóstico precoce", diz Farid Buitrago, um dos coordenadores do grupo. E o domingo foi bastante movimentado. No parque da cidade ainda foi realizada a Corrida da República, às 9h, que contou com a participação 1.140 corredores, no Parque da Cidade.