postado em 01/12/2008 11:35
De quarta-feira (26/11) a domingo (30/11) a Operação Álcool Zero do Batalhão de Polícia de Trânsito do Distrito Federal (BPTran) autuou 35 motoristas com a taxa de álcool acima do permitido pela lei (0,34 mg/l). As fiscalizações aconteciam, na primeira fase, de sexta a domingo, depois passaram a começar na quinta e agora ganham reforço, até o fim do ano, nas quartas.
De acordo com o responsável pela Operação Álcool Zero, Tenente Coronel José Ricardo Citran, do Batalhão de Polícia de Trânsito, o número de motoristas flagrados sob a influência de álcool manteve-se na média na comparação com as blitzes anteriores, quando o número de dias de operação era inferior. ;Sexta e sábado são os dias que mais se registra motoristas que tenham bebido;, ressalta.
Segundo informações do Batalhão, o número de motoristas flagrados alcoolizados diminuiu. Para Citran, o motivo é que alguns cidadãos não querem passar pelo teste do bafômetro. ;Os condutores, mesmo embriagados, se negam a fazer a medição. Com isso, eles ficam livres do crime e respondem apenas pela infração de trânsito;, observa.
Outra tática do Batalhão para inibir a combinação de álcool e direção é a fiscalização no período diurno. As blitzes deverão ser intensificadas na hora do almoço e no happy hour. ;Com a nossa presença as pessoas evitam beber. É uma forma de prevenção;, esclarece o responsável pela operação.
A princípio, a Operação Álcool Zero acontece até o fim deste ano. ;A intenção é continuar com as fiscalizações. Queremos reduzir o número de pessoas que bebem e dirigem;, completa Citran.