postado em 02/12/2008 20:12
De quarta até sexta-feira (3 a 5/12) policiais da 10ª Delegacia de Polícia (Lago Sul) estarão no Aeroporto de Brasília para orientar os passageiros sobre como prevenir os furtos nesta época do ano e para divulgar o Posto Policial que funciona dentro do Aeroporto. De acordo com a delegada Naice Landin muitos dos furtos ocorridos dentro do aeroporto é por descuido das pessoas. ;Quando as pessoas estão no aeroporto elas fiam mais relaxadas e distraídas e se esquecem que no aeroporto vai qualquer pessoa, muitas nem para viajar;, explica.
Além de divulgar o posto policial, que fica no subsolo, embaixo do desembarque 5. O posto é uma extensão da 10ª DP e por falta de informação, pessoas que enfrentam problemas no Aeroporto acabam se deslocando até a 10ª DP ou até a 1ª DP (Asa Sul) para fazer a ocorrência. ;Vamos avisar quem passa pelo local sobre a existência do posto e também colocaremos placas fixas indicando a direção;, informou Naice.
Descuido
Mesmo com a presença de seguranças os furtos são ocorrências constantes dentro do aeroporto. Entre eles se destaca os de celulares, bagagem e notebook. A maioria ocorre por descuido dos donos, que deixam notebooks e celulares em cima dos bancos dos saguões ou esquecem a bagagem quando vão lanchar. A delegada disse que dicas simples podem ajudar a evitar os transtornos.
- Evite carregar o notebook em bolsa específica para o equipamento, elas chamam a atenção;
- Não carregue muito dinheiro em espécie e, se for necessário levá-lo, seja discreto;
- Turistas de fora da cidade devem evitar conversar com estranhos, as informações devem ser solicitadas para funcionários do aeroporto;
- Não perca a bagagem de vista, se for lanchar leve o carrinho com a mala junto;
- Não carregue celular no bolso de trás e evite andar com ele na mão. A maior parte dos celulares são extraviados e não furtados, ou seja, os donos esquecem o aparelho em lojas e balcões de companhias aéreas;
- Prefira o estacionamento pago a deixar o carro na rua e mesmo dentro do estacionamento não deixe bolsas ou objetos de valor dentro do veículo.