postado em 05/12/2008 08:15
O seqüestro relâmpago é um crime que preocupa cada vez mais o brasiliense. Um medo que se mostra pertinente, já que dados da criminalidade no Distrito Federal divulgados nesta quinta-feira (4/10) pelo Correio indicam um crescimento de 20,5% nesse tipo de ocorrência, em comparação com o ano passado ; 47 casos até outubro contra 39 em 2007. Ficar sob a mira de uma arma recebendo ordens de um bandido descontrolado não é, realmente, uma experiência pela qual as pessoas anseiam. Mesmo porque ela pode terminar de forma trágica, como parece ter acontecido com o jovem Deive Allan Lopes da Costa, 23 anos, encontrado morto na área rural do Gama no dia 25 de novembro. Caso que a polícia diz estar próxima de elucidar.
Hoje faz uma semana que a notícia da morte do rapaz foi publicada e, até agora, a mãe dele sofre com a falta de informações sobre as circunstâncias do assassinato. Ele teria desaparecido na Asa Sul, após sair de um cursinho onde estudava para prestar concurso público. Após uma semana de investigações, a 1ª Delegacia de Polícia conseguiu reconstituir alguns dos passos do rapaz até seu desaparecimento. ;E já temos suspeita sobre a autoria do crime;, garante a delegada responsável pelo caso, Martha Vargas.
Ela sabe que a vítima não foi abordada ao sair do cursinho na 704 Sul no início da noite de quarta-feira, dia 24. ;Ele foi até a casa de um amigo no Sudoeste, onde esteve durante boa parte da noite;, relata Martha, que tomou o depoimento desse amigo. ;Ao sair, ele disse a essa pessoa que encontraria conhecidos no Parque da Cidade e é lá que perdemos a pista dele;, completa a delegada, que liga o crime a dois roubos de carro realizados na área nos últimos meses.
Deive estava em um carro novo, um Corsa Sedan dourado com quatro portas (placa JHB 1217-DF) que a polícia ainda não encontrou. Para Martha, ele foi abordado por bandidos que decidiram realizar um seqüestro relâmpago, já que o cartão de débito do rapaz foi usado para realizar compras (que na verdade foram saques) em quatro postos de gasolina no lado leste do Gama entre a 1h09 e a 1h39 de quinta-feira.