Cidades

Falta de vagas nas entrequadras incomoda brasiliense às vésperas do Natal

;

postado em 06/12/2008 08:20
Faltam apenas três fins de semana para o Natal e o brasiliense aproveita o tempo livre para antecipar as compras e fugir do corre-corre do fim de ano. Muitos optam por dar um pulo na loja da quadra para evitar o tumulto dos shoppings. Mas a escolha, quase nunca, é sinônimo de conforto e tranqüilidade. A escassez de vagas de estacionamento nas entrequadras 100, 200, 300 e 400 do Plano Piloto acaba com a paciência dos motoristas e abre espaço para um festival de irregularidades no trânsito do DF. As entrequadras das asas Sul e Norte têm, juntas, mais de 6 mil vagas para os carros pararem regularmente em frente às lojas. Nas quadras mais movimentadas, porém, a procura é até duas vezes maior. O número de vagas nas entrequadras da Asa Sul (CLS) é igual ao da Asa Norte (CLN), são 11 por bloco. As comerciais 100 e 200 têm quatro blocos e, portanto, 44 vagas. Assim, em cada entrequadra, há 88 locais de estacionamento. As quadras 300 e 400 são maiores, possuem cinco blocos, 55 espaços regulares para parar o carro de cada lado e, portanto, 110 vagas nas entrequadras. Mas os espaços disponíveis nas quadras do Plano Piloto ; em frente às lojas, sem contar os estacionamentos que ficam nas pontas da rua ; são insuficientes para atender todos os motoristas que procuram um bar, um restaurante ou uma loja no comércio local. Um estudo da Associação dos Lojistas da CLS 304/305, a chamada ;Rua da Moda;, apontou que, em média, cada cliente demora 20 minutos para fazer compras em uma das 66 lojas espalhadas pela quadra. Assim, por hora, uma vaga fica ocupada por três carros diferentes. Considerando as 10 horas em que os estabelecimentos ficam abertos, normalmente das 9h às 19h, e as 110 vagas da entrequadra, os locais para estacionar são suficientes até 3,5 mil carros por dia. O problema é que os lojistas daquela quadra calculam que uma média de 5 mil clientes façam compras no local nos dias de maior movimento. Além da 304/305 Sul, o Plano Piloto tem 10 quadras críticas ; na Asa Sul: 205/206, 107/108, 109/110, 402/403, 404/405, 209/210. Na Asa Norte, 203/204, 402/403 e 207/208. O Sindicato do Comércio Varejista do DF (Sindivarejista) prevê que, a partir do dia 20, o movimento nesses locais deve dobrar. Por isso, o presidente do Sindivarejista, Antônio Augusto de Moraes, pede que os donos e funcionários das lojas procurem estacionar em locais mais afastados e deixem as vagas em frente às lojas para os clientes. ;Se cada proprietário parar o carro em frente à loja, quase todas as vagas ficam ocupadas por eles;, explicou. Lucros maiores De acordo com o Sindivarejista, o movimento é maior nas entrequadras às sextas-feiras e aos sábados. Mas o Correio esteve em quadras das asas Sul e Norte na última quinta-feira e a quantidade de carros já era muito superior ao total de vagas oferecidas. Os lojistas reclamam que a falta de pontos para deixar os veículos espanta os clientes. ;Quando o cliente chega e não acha vagas, ele vai embora e procura outras comerciais ou os shoppings;, disse o empresário Juarez Santana, 69 anos. Ele tem uma loja de roupas masculinas na comercial da 107 Sul há 43 anos e acredita que, se houvesse estacionamento disponível, os lucros seriam 20% maiores. Já os motoristas usam a desculpa de que não há vagas para cometer infrações no trânsito. Eles param em fila dupla, fecham outros veículos, sobem em calçadas e ocupam pontos reservados a idosos e pessoas com deficiência. Na 204/205 Sul, por exemplo, um Citröen Picasso azul escuro ;fez um gato; na quadra e, em seguida, parou em local destinado a portadores de necessidades especiais. Um senhor saiu do carro e entrou em um salão de beleza em frente à vaga onde havia estacionado. Ao ser procurado pela reportagem, não quis dar entrevista. Disse apenas que não sabia que era proibido fazer o retorno naquele lugar. O engenheiro Hugo Dantas, 62 anos, estacionou na via que vem da 201/202 Sul e dá acesso ao Eixo L. Ele iria almoçar em um dos restaurantes da quadra. ;Sempre é difícil arrumar vaga durante a semana;, contou. Dantas ainda tentou justificar a infração. ;Nunca dá para passar dois carros nessa via. Então, não atrapalha muito.; No fim da 307 Norte, uma área verde foi transformada em estacionamento. A médica Carmem Alves Pereira, 36, parou embaixo de uma árvore no estacionamento improvisado. Alegou não saber que era proibido deixar o carro no local. ;Para não ficar em fila dupla e correr o risco de levar multa, parei aqui. Não tem nenhuma placa de proibido;, alegou. SEM ESPAÇO Existem 88 vagas em frente aos blocos de cada entrequadra comercial das 100 e 200 do Plano Piloto. Nas 300 e 400, um pouco maiores, há 110 vagas por entrequadra comercial (somente em frente às lojas, não há dados sobre os espaços disponíveis nos bolsões ao fim das quadras). No total, são mais de 6 mil pontos de estacionamento que servem as lojas das quadras CLN e CLS.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação