postado em 11/12/2008 08:05
O próximo vestibular da Universidade de Brasília (UnB), marcado para os dias 17 e 18 de janeiro, terá novidades. As disciplinas de sociologia, filosofia e artes passam a fazer parte das provas a partir do ano que vem. Para discutir as mudanças e tirar as dúvidas de pais, alunos e professores, o Projeto Dois Pontos, do Correio Braziliense, convidou ontem representantes da UnB e do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe) para explicar como será o processo seletivo e falar sobre a importância das alterações. O encontro, realizado no auditório do jornal, foi mediado pelo editor-assistente do Correio, Carlos Alexandre.
A decana de Ensino de Graduação da universidade, Márcia Abrahão; o gerente de Interação Educacional do Cespe, Ricardo Gauche; e o gerente de Acesso ao Ensino Superior da entidade, Paulo Portela, fizeram um histórico da evolução do vestibular da UnB e contaram como foi a criação do Programa de Avaliação Seriada (PAS). No fim, os participantes fizeram perguntas, pediram dicas e discutiram com os palestrantes a importância das mudanças.
Além das novas disciplinas, os representantes da UnB trouxeram outras novidades. Márcia Abrahão falou sobre a expansão da instituição para cidades como Gama, Ceilândia e Planaltina e revelou que 10 novos cursos serão criados no segundo semestre de 2009. Entre as novas opções de graduação da UnB estarão museologia, ciências ambientais, geofísica e engenharia de produção. ;Até 2012, serão criados 32 novos cursos, 19 deles noturnos. Também vamos aumentar o número de vagas em praticamente todos os cursos;, contou a decana.
Para Márcia Abrahão, a expansão é uma iniciativa importante. ;É importante romper as barreiras do Plano Piloto e levar a UnB a outras cidades do DF. No segundo semestre de 2009, serão inaugurados dois prédios em cada um dos novos câmpus;, afirmou. No Gama, haverá cursos na área de engenharia. Em Ceilândia, as opções de graduação serão no campo da saúde. Já em Planaltina, os estudantes podem optar entre os cursos de gestão ambiental ou licenciatura em ciências naturais.
Para Ricardo Gauche, a introdução da sociologia, filosofia, artes plásticas, cênicas e música será um importante instrumento de avaliação dos candidatos. ;A UnB sempre se pautou pela ousadia. Em 1995, criou o PAS, uma alternativa ao vestibular tradicional. Em 1999, o conteúdo das provas deixou de ser definido de forma unilateral pela universidade, que passou a discuti-lo com professores do ensino médio. Em 2004, houve uma nova mudança: as provas deixaram de ter foco em uma listagem de conteúdo e passou a ter ênfase no desenvolvimento de competências e habilidades;, lembrou Gauche.
Paulo Portela, por sua vez, disse que, apesar das novidades, a distribuição das provas será a mesma. ;Serão dois dias de prova. O primeiro, com foco nas disciplinas ligadas às ciências sociais, redação e português. No segundo dia, o foco é nas ciências da natureza e matemática;, garantiu. Alguns estudantes e professores reclamaram que o Cespe não divulgou com antecedência a adoção das novas disciplinas. ;Todas as mudanças foram discutidas nos últimos seis anos;, afirmou Portela.
A estudante do 1º ano do ensino médio Aline Rodrigues Gontijo, 15 anos, assistiu atenta às palestras. ;Foi importante para tirar dúvidas e entender melhor as mudanças;, disse Aline, que ainda está em dúvida se fará vestibular para medicina ou nutrição.
Para o editor-assistente do Correio, Carlos Alexandre, o debate mostrou a necessidade de integrar a universidade e as escolas de ensino médio. ;O pioneirismo do PAS é um esforço para superar as enormes carências da educação brasileira. Somente com a participação de toda a sociedade, inclusive em eventos como o Dois Pontos, será possível vencer os obstáculos;, afirmou. Esta é a última edição do projeto em 2008. Durante o ano, o Correio promoveu encontros sobre temas como investimentos durante a crise econômica e regularização de condomínios.
PAS: sai o gabarito
Foram divulgados os gabaritos do Programa de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade de Brasília (UnB). Os estudantes de ensino médio que fizeram provas das três etapas podem conferir o resultado das questões no portal do Correio (www.correiobraziliense.com.br). A divulgação do resultado da seleção está prevista para 13 de janeiro. O aluno que discordar do gabarito pode entrar com um recurso no site do Cespe: www.cespe.unb.br/pas.
O curso mais concorrido foi medicina, com 27,89 candidatos por vaga. Em segundo, ficou ciência da computação, com 27,60. Logo atrás está nutrição, com 25,62. Os boletins de desempenho com as notas dos estudantes serão divulgados na segunda quinzena de março de 2009. No último fim de semana, 10,8 mil alunos realizaram as provas. Eles concorreram a 1.364 vagas.