postado em 23/12/2008 09:02
A superintendência do Ibama no Distrito Federal realiza, na manhã desta terça-feira (23/12), uma blitz educativa na altura do km 49 da BR-020. A intenção é conscientizar as pessoas que saem de Brasília por aquela estrada ; que dá acesso ao Nordeste, Alto Paraíso e Parque da Chapada dos Veadeiros ; sobre os crimes ambientais e o tráfico de animais silvestres.
O chefe da fiscalização do órgão no DF, Hugo Américo, destaca que essa é apenas a primeira parte da campanha ;Viagem é o bicho, mas sem bicho;. O Núcleo de Educação Ambiental (NEA) constatou que 40% das pessoas que viajam de férias retornam à cidade de origem com um exemplar de animal silvestre ou souvenir - brincos, quadros, colares. ;A desculpa que sempre ouvimos dos infratores é a falta de conhecimento de que o transporte de animais silvestres ou de um souvenir representa prática de crime ambiental;, destaca Américo.
Durante as férias, as superintendências do Ibama de todo o país farão fiscalizações nos principais pontos de venda de animais silvestres. ;E no retorno das férias faremos novas blitzes, ai sim com apreensões;.
Hugo Américo conta que, do início das abordagens desta manhã, ás 6h30, até o encerramento das atividades, às 10h30, mais de 500 carros, entre eles, ônibus interestaduais com destino ao Nordeste. ;A abordagem é rápida, por isso paramos muita gente;.