Cidades

Elevador interditado na Torre de TV decepciona turistas

;

postado em 28/12/2008 16:19
Nas últimas semanas do ano, Brasília recebe turistas de todas as partes do país. E quem vai ao segundo monumento mais visitado da cidade, a Torre de TV, não pode contar com uma de suas principais atrações: a vista do mirante panorâmico, a uma altura de 75 metros e com capacidade para 150 pessoas.

O problema está no elevador, que está sem funcionar há mais de três semanas, segundo alguns feirantes. ;Ele vive quebrando, o governo já sabe do problema e até agora não fez nada. Essas promessas de revitalizar a Torre são antigas;, diz um funcionário que trabalha na Torre e prefer não ser identificado.

Quem chega próximo ao elevador sai decepcionado. Em pouco mais 30 minutos, tempo que a reportagem do Correiobraziliense.com.br permaneceu no local, dezenas de pessoas passaram por lá. Em alguns momentos até filas se formaram, até que a placa avisando sobre o defeito fosse vista ou o segurança do local explicasse o problema. Os turistas ficam frustrados. ;É um desperdício muito grande vir a Brasília e não poder ter essa vista aérea. Vem gente do mundo inteiro para cá pra ver essa paisagem;, reclama o tecnólogo em processamento de dados Moisés Gimenez, que veio de São Paulo com a mulher para passar o fim de ano com a sogra.

A servidora pública Simone Góes também reclamou. Ela trouxe a prima e mais três amigos cariocas para conhecer o mirante, mas não puderam subir. ;Em pleno fim de ano, quando há mais turistas em Brasília eles não poderiam deixar o elevador desta forma;, aponta. Para o produtor de TV Daniel de Castro, que está em Brasília pela primeira vez, restou a curiosidade: ;Fica para uma próxima vez;.

De acordo com a assessoria da BrasíliaTur, o problema não está no elevador, e sim na parte elétrica da casa de máquinas. Os fios antigos oferecem risco de curto circuito devido a infiltrações no local causadas pelas chuvas. Ainda segundo a assessoria, a recomendação da empresa que faz a manutenção das máquinas é que os elevadores, tanto o que leva ao mirante, quanto ao que leva ao Museu de Gemas, não funcionem enquanto durar o período de chuvas. No entanto, o Sebrae, responsável pelo Museu, decidiu por manter seu elevador funcionando, mesmo após o aviso da empresa em relação aos riscos.

A BrasíliaTur já iniciou um processo de licitação para contratar uma empresa para trocar toda a fiação antiga e resolver o problema, mas ainda não há previsão de quando o mirante será reaberto.

Revitalização
Em setembro deste ano o GDF anunciou que vai revitalizar a Torre de TV por meio de um termo de cooperação assinado com a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). A reforma deve incluir a substituição da estrutura metálica, além de construir um restaurante e reorganizar a feira de artesanato.

A intenção é também trocar as barracas de lona por barracas fixas. A empresa contratada para fazer o estudo e melhorar a estrutura metálica da Torre tem até o mês de janeiro para entregar o documento. As reformas devem começar em março de 2009 e a previsão para a conclusão das obras é abril de 2010, quando Brasília completará 50 anos. Para custear o projeto de restauração da Torre, o Ministério do Turismo vai entrar com R$ 1 milhão e o Governo do Distrito Federal com R$ 400 mil.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação