postado em 29/12/2008 22:25
O Sindicato dos Metroviários (SindMetrô) decidiu pela greve em assembléia realizada na noite desta segunda-feira. Segundo o coordenador-geral do SindMetrô, Solano Teodoro, a partir das 00h desta terça-feira (30/12) apenas 30% dos serviços disponibilizados à população funcionarão. Os funcionários do Metrô rejeitaram uma proposta firmada entre o Tribunal Regional do Trabalho (TRT), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a direção da Companhia do Metropolitano. ;Nós achamos que o concurso só em agosto é muito tempo, não podemos esperar e os servidores decidiram não aceitar a proposta;, avisou Solano.
Nesta terça às 9h a direção do sindicato tem nova reunião no TRT e os servidores ficarão em assembléia permanente na Estação Central, na Rodoviária do Plano Piloto. "A greve já está aí. Se a população ficar sem transporte amanhã e na virada do ano não é culpa dos metroviários. É do não cumprimento do combinado com o governo", afirma coordenador do sindicato.
O Metrô-DF transporta cerca de 100 mil passageiros por dia. A principal reivindicação dos servidores é a realização de concurso público para aumentar o efetivo operacional e de segurança. Segundo o diretor do Metrô, José Dimas, a paralisação anunciada pelo sindicato é inoportuna. "Na reunião com o Ministério Público do Trabalho e o TRT, o sindicato se comprometeu a não avançar com a greve", afirmou o Dimas.