postado em 30/12/2008 09:00
Chuvas, buracos e estradas congestionadas. Os 120 mil motoristas que deixarão o Distrito Federal para as festas de ano-novo devem ter a atenção redobrada nas principais saídas da capital do país. A maioria das rodovias oferece pistas duplicadas e continua em bom estado de conservação, mas algumas apresentam trechos que exigem cuidado especial. A pior delas é a BR-070, entre o DF e Pirenópolis (GO). Há momentos em que os condutores acabam obrigados a mudar o trajeto ou avançar sobre a contramão para escapar da buraqueira.
Por enquanto, o número de tragédias tem diminuído a partir da comparação com o fim de 2007. O primeiro Natal desde a vigência da lei de tolerância zero ao álcool no trânsito registrou redução na quantidade de acidentes automobilísticos. Caiu 28,8% entre 22 e 25 de dezembro dos dois últimos anos, quando batidas, colisões e capotagens despencaram de 45 para 32 casos (leia arte). O número de mortos seguiu a tendência de queda, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Houve cinco no mesmo período de 2007 e quatro neste ano.
Para o inspetor Dalvimar Lucas, chefe da Comunicação Social da PRF no DF, a lei seca e o rigor na fiscalização são os principais motivos para a diminuição dos acidentes. No Natal, a corporação flagrou nove motoristas embriagados ao volante. Segundo ele, cerco semelhante ao realizado na época natalina será feito durante as celebrações de fim de ano. "Teremos uma operação maior no dia 31 e outras logo em seguida nas estradas que cortam o DF. Os motoristas devem saber que aqui no DF há fiscalização", afirmou.
A ingestão de bebidas alcoólicas, no entanto, não deve ser a única preocupação dos condutores. Qualquer viagem de carro, moto, ônibus ou caminhão exige planejamento, como revisão de pneus, freios e motor. Também é possível acompanhar as condições das rodovias brasileiras. Técnicos do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit) circulam pelas estradas federais e atualizam o site do órgão (www.dnit.gov.br) semanalmente. Há informações detalhadas sobre cada trecho de pista que avança sobre o DF. Os dados mais novos são de ontem.
Perigo
A situação da BR-070 piorou nos últimos dias. Em alguns trechos, principalmente depois de Águas Lindas (GO), há vários buracos com profundidade suficiente para causar estragos nos pneus e na suspensão dos veículos. A situação é amenizada por uma empresa contratada pelo Governo do Distrito Federal para remendar o asfalto. O trabalho, porém, está limitado ao DF. Ao alcançar o estado goiano não se encontram sinais de qualquer iniciativa para acabar ou pelo menos minimizar as péssimas condições de revestimento da pista.
Assim, recomenda-se atenção aos motoristas. O pior ponto fica logo depois do município goiano distante 47km de Brasília. O condutor desavisado pode ser surpreendido pelas crateras. A situação é tão grave que não agrada nem mesmo aos borracheiros próximos. José Alves, 40 anos, mantém uma borracharia na saída de Águas Lindas para Pirenópolis. Segundo ele, cerca de 40 veículos param no local todo fim de semana. ;Os pneus estouram nos buracos e não tem como remendar. Ficam imprestáveis e o proprietário tem que gastar, às vezes, mais de R$ 300 num novo;, contou.
Até mesmo quem está acostumado a trafegar pelo local acaba deixando uns trocados no borracheiro. O encarregado de serviços gerais Valdemir Amaro da Silva, 49, morador da cidade goiana há nove anos, aproveitou a folga de ontem para consertar uma roda avariada no último sábado. ;Mesmo passando devagar, a roda bateu no buraco, entortou e o pneu esvaziou;, explicou. Segundo ele, a reforma na BR-070 parou logo depois das eleições deste ano. Até 5 de outubro ainda se via máquinas na pior estrada federal que corta a capital do país.
Vítima grave na BR-020
Na tarde de ontem, duas pessoas acabaram feridas na colisão entre uma motocicleta e um carro. O acidente ocorreu por volta das 14h na BR-020, no sentido Sobradinho;Planaltina. O estado mais grave é de uma mulher de aproximadamente 25 anos que não foi identificada pelo Corpo de Bombeiros. Ela estava na garupa da moto KDD 0923, de Goiás, conduzida por Luiz Flávio Gonçalves da Rocha, 35, que teve apenas escoriações leves. A passageira sofreu traumatismo craniano e precisou ser levada de helicóptero para o Hospital de Base do Distrito Federal. José Gomes Filho, que conduzia o automóvel Pólo que atingiu o outro veículo, não ficou ferido.
Recorde de flagrantes
Por dia, sete motoristas brasilienses foram flagrados bêbados ao volante de um veículo em 2008. A média é recorde e se deve ao primeiro ano de vigência da lei de tolerância zero de álcool no trânsito, quando 2,5 mil condutores não passaram nos testes de bafômetro em blitzes do Detran e da Polícia Militar. Sobre os 1.008 registros de embriaguez do ano passado ; quando em média 2,7 motoristas foram pegos por dia ; o aumento dos flagrantes é de 148%. Em 2006, houve 353 registros (menos de um por dia). E em 2005, 269.
Os dados também revelam concentração no número de registros depois de junho deste ano, quando entrou em vigor a lei seca. Desde então, agentes e policiais militares flagraram até 1,7 mil condutores com taxas de álcool no organismo, ou seja, mais da metade do total do ano. Para o gerente de fiscalização do Detran, Silvain Fonseca, os melhores resultados devem ser avaliados a partir da preservação de vidas. ;Cerca de 95% dos motoristas embriagados foram flagrados antes de se envolverem em acidentes. Essa é a nossa maior vitória;, afirmou.
A fiscalização continua durante o período de festas de fim de ano. Entre 24 e 29 de dezembro, o Detran surpreendeu 25 motoristas que dirigiam sob influência de bebidas alcoólicas. Cinco deles não conseguiram alguém para assumir o volante e os carros foram apreendidos. No total, 261 veículos seguiram para o depósito. A maioria deles porque o proprietário não circulava com o licenciamento (118), o documento obrigatório (34) ou o a carteira de habilitação (23).
No DF, a lei seca começou a punir os infratores. O Diário Oficial do Distrito Federal publicou neste mês os nomes de 12 brasilienses flagrados alcoolizados no trânsito e proibidos de dirigir por um ano. Tiveram as carteiras de habilitação suspensas, pagarão multa de R$ 957 e responderão criminalmente. Os primeiros punidos pela lei seca são todos homens. (GG)